Qual a diferença entre Currículo Lattes e Currículo Vitae? | Blog Unigran Net

Quem já esteve em busca de um emprego sabe da importância de construir um bom currículo. O que muitos não sabem é que o Currículo Vitae não é o único modelo existente. Outra opção é o Currículo Lattes, que traz uma função bem diferente do famoso CV.

Se você está em dúvida sobre esses dois modelos de currículo, continue a leitura e descubra a diferença entre eles!

O que é Currículo Vitae?

O Currículo Vitae, também conhecido pela sigla CV, é aquele modelo comum de currículo que enviamos quando nos interessamos por uma vaga.

Ou seja, ele é uma forma tradicional de apresentar informações relevantes sobre um candidato a uma vaga de emprego, estágio ou programa acadêmico. 

Nele, o foco principal é destacar as habilidades e experiências profissionais, bem como a formação do indivíduo.

O Currículo Vitae é elaborado para enfatizar as competências e experiências relevantes à determinada área, sendo direcionado principalmente a empregadores, recrutadores e instituições em busca de profissionais para o mercado de trabalho.

E o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes, por outro lado, é uma plataforma brasileira, desenvolvida e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele tem o objetivo de reunir informações sobre a produção acadêmica e científica dos pesquisadores brasileiros.

O meio acadêmico utiliza amplamente este modelo, tornando-o obrigatório para a participação em editais de pesquisa, bolsas de estudo e programas de pós-graduação.

Ele também considera um modelo mais abrangente, já que além das informações sobre formação e experiência profissional, inclui detalhes sobre a produção científica do indivíduo.

É lá onde serão colocadas as informações referentes aos seus artigos publicados, livros escritos, projetos de pesquisa, orientações de alunos, participação em eventos científicos, entre outros.

(Fonte da imagem: Contrata Net).

 

Portanto, podemos afirmar que esse currículo é principalmente direcionado à comunidade acadêmica e científica, abrangendo instituições de ensino superior, centros de pesquisa e órgãos governamentais relacionados à ciência e tecnologia.

Assim, ele permite que os pesquisadores brasileiros tenham um perfil público de suas atividades acadêmicas, facilitando a colaboração e a visibilidade no meio científico.

Inclusive, se engana quem pensa que o Currículo Lattes só pode ser utilizado em âmbito nacional.

Por se tratar de uma plataforma bem consolidada, já existem outros locais onde esse modelo é aceito. Países que falam português, como Portugal e Moçambique estão inclusos na lista, assim como partes da América Latina, como a Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Principais diferenças entre eles:

Currículo Lattes e Currículo Vitae são duas formas de apresentação e organização de informações sobre a formação acadêmica, experiências profissionais e atividades desenvolvidas por um indivíduo ao longo de sua carreira. 

No entanto, embora ambos sejam importantes para quem busca oportunidades no mercado de trabalho, como citado anteriormente, cada um possui características específicas e as pessoas utilizam mais comumente em determinados contextos.

E, exatamente por isso, é preciso entender bem as diferenças entre cada um deles, para saber em qual modelo você deve investir seu tempo, com base no seu objetivo.

Uma das principais diferenças que podemos mencionar sobre esses dois currículos é o seu formato. 

Enquanto a pessoa pode elaborar e apresentar o CV de forma livre e personalizada, o currículo Lattes segue um padrão estruturado, com campos específicos e categorias obrigatórias.

Essa padronização torna mais fácil para instituições de pesquisa e agências de fomento avaliarem a trajetória acadêmica e a produção científica de um candidato.

Inclusive, é comum que um pesquisador possua ambos os currículos, cada um adequado ao seu respectivo contexto. 

Portanto, o meio acadêmico utiliza o currículo Lattes principalmente para acessar oportunidades de financiamento e bolsas de pesquisa. Enquanto isso, o currículo Vitae é mais empregado no setor privado ou em vagas profissionais fora do meio acadêmico.

Conseguiu entender a diferença entre eles? Mesmo servindo para diferentes propósitos, vale lembrar que ambos são essenciais para quem deseja destacar-se em suas respectivas áreas de atuação.

E para garantir que, independente do modelo, seu currículo consiga se destacar da concorrência, é indispensável investir constantemente na sua qualificação! 

A graduação é uma excelente maneira de aprimorar esses dois modelos de currículo e, aqui na Unigran EAD, você ainda tem a chance de garantir esse aperfeiçoamento estudando de forma on-line.

Acesse nosso site clicando aqui e conheça inúmeras opções de cursos reconhecidos pelo MEC que vão fazer a diferença no seu currículo!

Leia também: Hard Skills: o que são e como adquiri-las?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas