
Fotografia, segundo sua definição mais intrínseca, é “o processo que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura”. Outra definição é caracterizada como “a imagem obtida nesse processo: foto/retrato”.
Existem diferentes tipos de fotografias, identificados pela finalidade para a qual são criadas. No blog Marketing de Conteúdo, a divisão é feita da seguinte forma:
Tipos de Fotografia
Enquanto as fotografias artísticas e jornalísticas dependem do momento exato em que são tiradas, a fotografia publicitária é planejada antes da sua produção. Considerando que essas pretendem acima de tudo divulgar um produto, é necessário dedicar tempo para pensar no processo de identificação do público com a imagem. Também quais serão as mídias que darão suporte à campanha.
Segundo o blog Ideia de Marketing, “a fotografia publicitária é uma encomenda […]. Seja para a mídia impressa, peças promocionais, perfis ou qualquer veículo que divulgue, de alguma forma, uma empresa ou produto”. É claro que a produção para qualquer uma das mídias é intensa e complexa. Por isso deve ser pensada em cada detalhe, porque envolve a imagem de uma empresa.
Em outras palavras, a fotografia publicitária necessita de qualidade e de um fotógrafo que compreenda essas necessidades. Esse lugar pode ser ocupado por um produtor publicitário, já que este tem a vantagem de conhecer o processo completo e pode se aperfeiçoar na área fotográfica.
Outra possível área de atuação dentro da fotografia é o pós-produção. Como a edição de imagens é extremamente necessária, pode ficar na responsabilidade do fotógrafo usar as ferramentas necessárias seja para retocar ou manipular a composição.
Ansel Adams (1902-1984) dedicou sua vida a arte da fotografia. Uma de suas célebres frases pode se encaixar perfeitamente na fotografia publicitária: “Você não tira uma foto, você cria uma foto”. É exatamente isso que a Publicidade faz: criação! A publicidade diz sobre inovação e a Produção Publicitária ensina como fazer.
O que se aprende no curso de Produção Publicitária?
Primeiramente, você precisa saber que esse é um curso superior de tecnologia. A grande vantagem aqui é que você consegue uma formação em apenas dois anos e já pode começar a atuar na área. Como o curso é de curta duração, torna-se mais voltado para a aplicação prática da teoria. A graduação visa formar um profissional polivalente.
No primeiro semestre, você verá assuntos abrangentes como direito civil, comercial e do consumidor. No terceiro semestre, encontra-se a disciplina de Fotografia – em que você aprende sobre a fotografia publicitária -, no mesmo período em que é ministrada Gerência de Lançamento de Produtos, na qual são necessárias boas imagens, por exemplo.
Cerca de 90% do curso é constituído de disciplinas focadas em publicidade, comunicação, marketing e propaganda. Matérias como Mídia e Produção Publicitária em Rádio e TV são provas de como essa graduação é bem focada em atender às demandas do mercado de trabalho.
Outro benefício dessa graduação é a possibilidade de ser feito pela modalidade de ensino a distância (EAD). Dessa forma, os custos serão menores, pois o aluno não terá que se deslocar à faculdade. Sendo ainda possível conciliar com outras atividades, como o trabalho, algum outro curso e com a família.
Mas, e aí?
Uma das maiores dúvidas para aqueles que querem seguir a carreira na área de comunicação com a publicidade, é se existe diferença para um curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda. Existem sim algumas diferenças entre os cursos como vimos acima, sendo a primeira delas o tempo de duração. Pois o bacharelado dura quatro anos enquanto o tecnólogo dois anos.
A conclusão é que: a Publicidade objetiva tornar algo público e visível para que tenha certo tipo de convencimento voltado para o consumo e a Produção Publicitária trabalha nessa área. O curso tem tudo a ver com você? Então faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular!
Caso você queira conhecer mais sobre o tema, preparamos um conteúdo especialmente pra você, neste post. Nele contamos um pouco mais sobre o mercado de trabalho de Produção Publicitária!
Você também pode acessar a página do curso e conferir a matriz curricular aqui.