
O processo de imigração tem muitas etapas e, por isso, pode acabar trazendo dúvidas e confusão. Mas, entender como funciona o Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) já te ajudará a clarear essas ideias e tomar as decisões mais adequadas para evitar dores de cabeça.
Vamos entender sobre? Acompanhe a leitura!
O que é o USCIS?

USCIS é uma sigla para Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, a agência governamental que administra todo processo de imigração no país.
Mas nem sempre foi assim. Até 2002, o INS (Immigration and Naturalization Service) administrou a supervisão das solicitações de imigração, fiscalização e atividades de patrulha de fronteira por setenta anos, até que o Congresso assinou a chamada Lei de Segurança Interna, ou, em inglês, Homeland Security Act.
O objetivo principal era reduzir a vulnerabilidade do país, minimizar os danos e ajudar na recuperação de ataques terroristas que ocorreram nos Estados Unidos. A motivação para que essa solicitação fosse assinada pelo Congresso foi o próprio ataque de 11 de Setembro de 2001.
Sem dúvidas, a imigração foi um fator importante a ser analisado na luta contra a redução de vulnerabilidade do país e, assim, em 2003 o USCIS assumiu a responsabilidade das funções do serviço de imigração para o governo federal.
Documentos comumente traduzidos para o USCIS:
Independente da razão pela qual se deseja mudar para o país, é indispensável apresentar os devidos documentos exigidos. Contudo, tratando-se de outro país, esse material precisa ser traduzido para ser enviado ao USCIS, isso porque os funcionários precisam ler e compreender os documentos em inglês.
Assim, para garantir segurança e um padrão dessas informações, é necessária uma tradução juramentada em que um tradutor demonstra que traduziu com precisão um documento de um idioma estrangeiro para o inglês. Esse profissional deve apresentar também um certificado que o apresente como fluente na língua.
Em algumas situações os documentos podem ser simples quanto uma certidão de nascimento ou mesmo “todos os trabalhos publicados”, para aplicações baseadas no talento pessoal do aplicante que deseja ir para assumir alguma vaga em uma empresa, por exemplo.
Para que você já se prepare quanto a isso, aqui estão alguns dos documentos que costumam ser exigidos nesse processo:
- Diplomas de língua estrangeira;
- Certidões de nascimento;
- Certidões de casamento;
- Decretos de divórcio;
- Registros criminais;
- Trabalhos publicados;
- Transcrições escolares.
Vale ressaltar que cada caso pode ser avaliado de forma diferente, mas o que já for possível deixar pronto, facilitará muito o processo.
A situação atual do USCIS:
Depois de compreender melhor o processo de imigração, é hora de falar sobre a situação atual do USCIS.
O próprio USCIS anunciou em setembro deste ano (2022) que, devido ao fechamento consular durante a pandemia de COVID-19, o limite de emprego para vistos de imigrantes é aproximadamente o dobro do esperado.
É estimado pelo próprio Departamento de Estado dos EUA que, no ano fiscal de 2023, que se inicia em 1º de outubro de 2022 e termina em 30 de setembro do ano que vem, o governo americano terá 200 mil green cards de trabalho disponíveis para emissão.
O número estipulado em lei é de 140 mil, mostrando então um aumento significativo para quem deseja tentar a vida lá fora.
Assim, há mais green cards de trabalho disponíveis direcionado para vistos como o EB-1A, EB-2 NIW e EB-3.
Todas essas e mais informações estão disponíveis no site do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA.Este é o melhor momento para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Aproveite essa oportunidade e conte com o apoio da Unigran USA para se especializar na área desejada e se destacar no mercado exterior!
Ainda tem dúvidas a respeito de como funciona essa imigração para os EUA? Fique calmo! Temos um material especial para te ajudar a entender melhor. Leia: “O sonho da cidadania americana” e fique por dentro de tudo!