Intituladas como preciosas, há muitas mulheres presentes na bíblia e suas histórias têm muito a ensinar. Seja no poder da oração, como foi com Ana ou nos atos de bondade, como os de Ester. Elas fizeram diferença no seu tempo!
Acompanhe o artigo para conhecer a história de 3 mulheres da Bíblia que inspiram e devem ser relembradas!
As mulheres na Bíblia:
Na Bíblia, várias mulheres demonstraram valores dignos de serem observados e aprendidos. Em quase todos os livros bíblicos há referências a mulheres de diferentes estilos e temperamentos.
Muitas delas deram bons exemplos, através de seus dons, postura e motivação perante Deus. Conheça três delas:
Débora
Profetiza que Deus usou para revelar qual era a vontade dele em assuntos relacionados ao Seu povo. Débora foi um exemplo de coragem e fidelidade, mostrando-se disposta a seguir a orientação vinda dos céus.
Débora convocou Baraque para liderar o exército israelita numa guerra contra os cananeus. (Juízes 4:6, 7). E, quando Baraque pediu que Débora fosse junto com ele para a batalha, ela expressou sua coragem e aceitou prontamente.
A história de Débora está na Bíblia para ensinar sobre a coragem, mostrar a importância de estar disposto a se sacrificar pelos outros. Ela encorajou os que estavam ao seu redor a obedecer a Deus e, quando eles fizeram, Débora reconheceu e os elogiou pelo que tinham feito.
Maria (irmã de Marta e de Lázaro)
Irmã de Lázaro e Marta, Maria e sua família eram muito amigos de Jesus. Mas, cada um dos irmãos ensina coisas diferentes com suas vivências.
Maria, por exemplo, mostra o respeito com Jesus e o quanto o valorizava como Filho de Deus. Mas não só isso, ela demonstrou a fé de forma prática, acreditando fielmente que Ele poderia ter impedido a morte de seu irmão, Lázaro.
Além disso, Maria é um grande exemplo do valor que as mulheres têm dentro da Bíblia, uma vez que ela estava presente no exato momento em que Jesus ressuscitou Lázaro. Viu o milagre com seus próprios olhos! (Lucas 10:38-42)
Devota, ela demonstrou grande hospitalidade para com Jesus por derramar um “óleo perfumado muito caro” na cabeça e nos pés dele. (Mateus 26:6, 7) Sem se importar com os prejuízos financeiros, ela servia de todo coração e dedicava-se ao máximo.
Miriã
Por fim temos Miriã, irmã de homens que são sempre lembrados e mencionados: Moisés e Arão. Ela é lembrada como exemplo de liderança, por ter sido a primeira mulher na Bíblia a ser intitulada como profetisa.
Pelo seu cargo, Miriã era responsável por transmitir a mensagem de Deus para o povo. Ela tinha uma posição importante em Israel e um dos episódios mais marcantes de sua vida foi cantar o cântico da vitória junto com os homens depois que Deus destruiu o exército egípcio no Mar Vermelho. (Êxodo 15:1, 20, 21)
Ao falar aos israelitas, o próprio Deus mencionou o privilégio especial que ela teve: “Eu enviei à sua frente Moisés, Arão e Miriã.”
É claro que a Bíblia tem muitas outras histórias de mulheres que inspiram e ensinam muito. Até mesmo aquelas que, porventura, não agiram conforme a lei de Deus, podem orientar ao que não se deve fazer e como não se comportar em determinadas situações.
Esses estudos são muito interessantes, porque às vezes sequer lembramos de certos nomes da Bíblia e o peso de suas histórias. Conhecê-los a fundo é absorver tudo o que o chamado “livro sagrado” tem a oferecer.
Durante a graduação de Teologia na Unigran EAD, esses conhecimentos são ainda mais aprofundados com uma grade pensada de forma estratégica a fim de promover uma qualificação teórica e prática de liderança conhecendo a Tradição Cristã em sua dimensão bíblica, teológica e institucional.
Acesse o nosso site para conhecer mais sobre o curso, a grade curricular e as formas de ingresso! Clique aqui!
Leia também: Quem foram os 12 Apóstolos de Jesus?