
Você certamente já precisou de diversos tipos de serviços jurídicos ao longo da sua vida. A sua certidão de nascimento, dos seus filhos, do seu casamento, o registro do seu imóvel, contratos de trabalho, entre outros documentos essenciais a sua vida pessoal e profissional são alguns exemplos desse tipo de serviço.
(Acesse o artigo Quais são os serviços prestados por um cartório?)
Todos esses documentos e exigências ligadas à questões jurídicas necessitam de profissionais capazes de compreender seus conteúdos e procedimentos, embora não necessitem de uma formação e atuação como advogado.
É nesse cenário que surgiu o Tecnólogo de Serviços Jurídicos, que tem como objetivo formar profissionais aptos para auxiliar juízes, promotores e advogados, por exemplo. Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer um pouco mais sobre a graduação de Serviços Jurídicos. Continue a leitura!
Afinal, quem é o profissional de Serviços Jurídicos?
Você já assistiu alguma série de TV sobre o cotidiano de escritórios de advocacia, como Suits ou The Good Wife? Ou já assistiu ao filme Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento? Aquelas pessoas a quem os advogados sempre pedem para fazer pesquisas, tirar cópias ou fazer anotações nas reuniões são os paralegais.
Esses profissionais são qualificados com cursos, treinamentos e/ou experiências trabalhistas. Tudo para ajudar advogados e desempenhar tarefas de apoio à atividade jurídica.
O profissional formado em Serviços Jurídicos é uma figura importante. Sua formação o habilita a trabalhar na área parajurídica. Ou seja, auxiliar nas atividades associadas à gestão, cartórios, comunicação, planejamento estratégico e administrativas nos escritórios de advocacia e fóruns. Além de, Tribunais de Justiça e Tribunais Superiores de Justiça.
Como é a graduação em Serviços Jurídicos?
Primeiramente, vale frisar que o foco da graduação não é na atuação jurídica em si. Afinal, o graduado não poderá atuar como advogado.
Como vimos, o foco desse curso é preparar profissionais capacitados, reflexivos e éticos para auxiliar nas atividades de apoio jurídico administrativo.
A graduação oferece tecnologias e ferramentas para preparar para atuação na área parajurídica e abre um leque de oportunidades para concursos. Tanto junto à Administração Pública em geral, como na área administrativa judiciária. Além disso, o curso tecnólogo possibilita uma rápida inserção no mercado de trabalho.
A graduação tem duração média de dois anos e pode ser realizada a distância. Algumas das disciplinas estudadas ao longo do curso de Serviços Jurídicos são:
- Ciência Política e Constituição: Direitos e Garantias Fundamentais;
- Desenvolvimento, Meio Ambiente e Responsabilidade Social;
- Gestão de Serviços e Tecnologias EAD;
- Introdução ao Estudo do Direito;
- Linguagem e Argumentação Jurídica.
Agora que você já sabe tudo sobre essa graduação, que tal cursar Serviços Jurídicos a distância? Você pode se inscrever no vestibular clicando aqui.
Qualifique-se e conquiste o seu espaço no mercado de trabalho!