A importância de Paulo Freire para a Pedagogia | Blog Unigran Net

Quem nunca ouviu “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”?. O autor dessa frase, Paulo Freire (1921-1997), foi um dos maiores defensores da educação no Brasil e desde 2012 é o patrono da educação brasileira.

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância de Paulo Freire para a Pedagogia.

Quem foi Paulo Freire?

Em seu legado, é considerado um dos mais notáveis pensadores da história da Pedagogia. Dedicou sua vida à alfabetização, criando inclusive um método de aprendizagem a partir de palavras-chave, que possibilitou a mais de 300 adultos ler e escrever em 45 dias.

Além disso, ele também idealizou e fundou o Instituto Paulo Freire, local que tem como missão “Educar para transformar”.

(Fonte da imagem: rosasensat.org).

A Carta Educação ainda relembra suas contribuições como secretário municipal de educação de São Paulo, de 1989 a 1991. Freire foi um dos responsáveis pela criação da Teoria Crítica, a qual diz que o indivíduo deve saber sobre sua realidade, para assim buscar transformá-la. Essa ideia considera o contexto social e cultural em que o aluno está inserido.

Apesar da grande relação feita entre ensino e aprendizagem para adultos, Paulo Freire também abriu portas para um método de ensino que pode ser utilizado nos anos iniciais da alfabetização infantil. Pois a ideia de aprendizado conjunto diz que “ensinar e transmitir saber” não é específico ao professor. 

Pelo contrário, surge junto com sua missão de possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos.

Em outras palavras, na sala de aula o professor orienta, mas os dois lados aprendem juntos, um com o outro. Para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.

Onde entra a Pedagogia?

Bem, o ponto acima é justamente abordado por um dos campos da Pedagogia. Nela, uma das funções é auxiliar e acompanhar o desenvolvimento do aluno em suas relações interpessoais. 

Assim, o profissional dessa área é conhecido como orientador educacional e é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno. Portanto, ele oferece suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

Ou seja, na escola, esse é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico e sempre busca melhorias para a qualidade da educação.

Portanto, no curso de Pedagogia, é possível compreender alguns princípios importantes do ensino, como gerir uma escola ou como resolver diversos assuntos relacionados com o mundo da educação. 

O curso dura três anos e o discente aprende desde as metodologias de ensino até novas tecnologias, tal como o método de Ensino a Distância (EAD).

(Fonte da imagem: Educa Mais Brasil)

Portanto, neste período, o acadêmico também terá contato com disciplinas como: Abordagens Didáticas em Educação de Jovens e Adultos, Filosofia da Educação, Educação Especial e Inclusiva e muitas outras.

Ao final da graduação, há o momento do estágio supervisionado. Um período excelente para colocar em prática toda a teoria aprendida.

Como é o mercado de trabalho da Pedagogia?

Há diversos mitos que rondam o profissional dessa área e um deles é que a única função a ser exercida é a de professor. Porém, essa informação não poderia estar mais errada, já que o pedagogo pode trabalhar em diversos papéis dentro da educação. Vejamos alguns deles:

  • Coordenação Pedagógica: orientando os professores, avaliando o processo de aprendizagem e demais assuntos relacionados;
  • Educação Especial: o profissional fica responsável por criar um planejamento de ensino que consiga integrar não só crianças como também adultos que possuem necessidades especiais;
  • Supervisor Educacional: avalia o trabalho de outros profissionais do local com o objetivo de melhorar o processo de ensino;
  • Orientação Educacional: oferece suporte aos estudantes quanto ao uso das metodologias educativas;
  • Pedagogia Hospitalar: processo de ensino que é realizado quando a criança ou jovem encontra-se internado;
  • Pedagogia Empresarial: trabalha com empresas, ONGs e demais instituições montando projetos educacionais.

Enfim, com as dúvidas sobre Pedagogia esclarecidas, que tal dar mais um passo em direção aos seus objetivos ingressando em uma graduação com nota máxima no MEC?

Com o curso de Pedagogia da Unigran EAD você estuda onde e quando quiser e ainda pode conquistar seu diploma em apenas 3 anos!

Clique aqui para se inscrever no vestibular on-line e permita que a educação transforme sua vida profissional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas