O mundo da Logística: Tudo que você precisa saber | Blog Unigran Net

Quem diz que o curso de Logística está apenas relacionado à organização e segurança está muito enganado! Ao escolher essa área, o profissional pode atuar em diversos segmentos, potencializando lucros e minimizando os custos. 

Em outras palavras, esse profissional é indispensável para as empresas que almejam o sucesso e, por isso, é uma demanda de mercado que só cresce. Acompanhe esse artigo para entender tudo sobre Logística! 

O que é logística?

A Logística tem como seus principais objetivos criar e desenvolver mecanismos para entregar os produtos da forma mais rápida possível aos clientes, sempre pensando de forma estratégica para reduzir os custos da empresa. 

Com a globalização e a fabricação de produtos em massa, o profissional de logística se tornou ainda mais importante. As companhias precisam dessas estratégias para planejar tudo. Desde a armazenagem, a circulação, até a distribuição de seus produtos. Dessa forma conseguem otimizar os gastos. 

Além disso, também pode-se mencionar como parte do setor logístico estudar os melhores caminhos de circulação, selecionar os meios de transporte mais adequados e os locais de armazenagem mais apropriados.

Por que a Logística é tão importante para as empresas?

Como a Logística é responsável pela organização do fluxo de dados, pessoas e até materiais, ela tem um papel de extrema importância nas empresas. Visando sempre atingir um objetivo com agilidade e excelência.

Trata-se, então, de um segmento mais que fundamental para a administração de um negócio, já que fornece recursos para que todas as atividades da empresa aconteçam, desde as informações mais básicas até a gestão completa de toda a operação.

Quando a organização conta com um processo logístico bem estruturado, dificilmente perderá prazos. Isso porque todas as adversidades que poderiam acontecer já foram contempladas com uma janela considerável.

Outras vantagens para as empresas que contam com um setor de Logística bem estruturado incluem:

  • economia de custos;
  • aumento da produtividade;
  • melhoria da qualidade dos serviços.
(Fonte da Imagem: Net DNA).

A Logística Inbound e Outbound:

Inbound:

A Logística Inbound se relaciona à gestão de compras, envolvendo todo o conjunto de operações de aquisição de matérias-primas e insumos. Nesse segmento está envolvida a negociação, compra, transporte, armazenamento, controle de qualidade e outros fatores relacionados a essa operação. 

Ela engloba o relacionamento entre empresa e fornecedor/parceiro, visando, além de uma boa comunicação, mas também a redução de custos.

Outbound:

Já a Logística Outbound tem a ver com o final dos processos. Ou seja, quando os bens físicos já chegam ao consumidor final. 

Ela deve garantir a qualidade e a agilidade, satisfazendo as expectativas do cliente em relação aos serviços e produtos, ao mesmo tempo que trabalha a eficiência e a otimização dos custos envolvidos.

Algumas áreas de atuação para o profissional de Logística:

Controller Logístico:

O controlador logístico atua com planejamento, organização e desenvolvimento de planos econômico-financeiros. 

Além disso, esse profissional também é responsável pela definição de indicadores de desempenho relacionados a custos, níveis de serviço, produtividade e parâmetros de desempenho da região em que está inserido. 

Processos Logísticos e Gestão da Informação:

O profissional de Logística também pode atuar no acompanhamento dos pedidos a fim de garantir que os itens chegaram ao lugar correto dentro do prazo estipulado. 

Especialistas em TMS e WMS:

Dentro desse segmento, o profissional fará uso de ferramentas de gestão de transporte (TMS)e de armazéns (WMS). 

O TMS tem como objetivo o controle máximo das operações de transporte e de expedição, enquanto o WMS visa a automatização dos processos de recebimento e armazenagem. São controles sobre etapas diferentes da cadeia logística.

Rotas e Meios de Transporte:

Quem escolhe essa área atuará especificamente na coordenação das rotas e dos meios de transporte das mercadorias. 

Portanto, o profissional se torna responsável também pelos orçamentos com transportadoras, melhores rotas e contratação de seguros.

Gerente de cadeia de suprimentos:

O gerenciamento da cadeia de suprimentos (ou supply chain) pode ser considerado um passo adiante em Logística.

Nessa área, quem se forma no curso deixa de acompanhar apenas os processos internos e passa a acompanhar também os processos de parceiros de negócios – fornecedores, transportadoras e distribuidores finais.

Logística e sua importância para os negócios:

(Fonte da Imagem: Unyleya).

A logística é um elemento fundamental para qualquer empreendimento. Seja de maneira interna ou externa, melhorar a logística é a melhor forma de conseguir resultados monetários e estruturais na organização. 

Portanto, usar corretamente os recursos trazidos por essa abordagem bem planejada gera vários benefícios. Entre as vantagens principais, estão:

Ajuda a reduzir os custos:

A logística é um elemento que ajuda a reduzir custos e otimizar tempo. Isso porque o profissional irá garantir a entrega dos itens dentro do tempo previsto, sem atrasos e consequentemente, evitando retrabalhos. 

Além disso, com uma boa análise de mercado e uma boa cadeia de suprimentos, há uma negociação mais estratégica com os fornecedores. 

Favorece a satisfação do consumidor:

Como já mencionado, a logística bem estruturada permite que os produtos cheguem dentro do prazo e às vezes até antes dele. Com isso, os clientes não precisam lidar com atrasos e manifestar insatisfação com a empresa. 

E além disso, também há uma garantia e cuidado muito maior na hora de separar e despachar pedidos. Portanto, também são reduzidos os riscos do cliente em receber um produto diferente do solicitado. 

Aumenta a segurança no empreendimento:

O profissional de Logística tem papel fundamental nos bons resultados de um negócio. Isso porque, é graças a seus feitos que tudo caminha da melhor forma, sempre respeitando o planejamento e utilizando os recursos e matérias primas da melhor maneira possível. 

Ter uma boa atuação nesse sentido significa aumentar as chances de alcançar objetivos empresariais e melhor posicionamento de mercado. Portanto, há aumento da segurança e do fortalecimento no mercado, de modo a favorecer a continuidade do estabelecimento.

Assim sendo, a Graduação de Logística da Unigran EAD oferece tecnologias e ferramentas para que o graduando desenvolva competências que permitam a utilização eficiente dos recursos da empresa e do relacionamento com clientes e fornecedores. 

Você pode acessar a grade curricular completa e as formas de ingresso clicando aqui!

Leia também: O que é Omnichannel e como influencia o processo de compra?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas