
Muito mais do que uma data para demonstrar amor e carinho, o Dia das Mães tem um peso em muitos aspectos sociais, dentre eles o marketing e a economia. Acompanhe o artigo para entender o que essa sazonalidade representa para essa área!
O Dia das Mães nem sempre teve o foco comercial:
Há séculos atrás, na Grécia Antiga, a celebração do dia das mães pouco tinha a ver com presentes ou consumo. Era uma forma de prestar culto e homenagens simbólicas à existência de Rhea, a deusa, mãe dos deuses. Até esse momento, nem mesmo o título “dia das mães” era usual.

Após muito tempo, já no século 20, Anna Jarvis, americana que nunca conseguiu se tornar mãe, resolveu homenagear sua mãe, que havia falecido em 1905. Por isso, Jarvis trouxe a campanha com o nome que perdura até hoje: Dia das Mães.
Anna mandou até mesmo uma longa lista de cartas para autoridades, celebridades e outras pessoas importantes dentro da comunidade estadunidense.
Esse feito, em primeiro momento, gerou brincadeiras. No entanto, todo o engajamento de Anna, deu resultado. E em 1911, todos os estados americanos reconheceram o feriado com a oficialização de que em todo segundo domingo de maio seria comemorado o feriado em homenagem às mães.
Dentro desse cenário, a data logo se tornou algo muito atrativo para o comércio americano impulsionar suas vendas. Assim, as famosas campanhas publicitárias incentivando a compra de presentes passou a ser cada vez mais recorrente.
O que a data representa para a economia do país?
Assim como tantas outras datas sazonais que foram vistas como oportunidades e alteradas para promover a economia, o dia das mães passou a ser associado a: promoções, propagandas emocionantes e trilhas sonoras que moldam o estereótipo de uma maternidade perfeita dentro de uma sociedade capitalista.
Pesquisas apontam que o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.
Segundo a economista Gabriela Martins, a data se destaca pelo forte apelo emocional. “A tradição de homenagear as mães nesse período é o principal fator responsável pelos bons resultados que geralmente são observados pelos empresários do setor”, afirma.
Com essas informações vemos com nitidez como uma data pode impulsionar as vendas do comércio e movimentar a economia como um todo. Além de, claro, abrir novas oportunidades de emprego temporário a fim de que a loja consiga atender o grande fluxo de clientes que desejam presentear suas mães nessa data especial.
Dessa forma, há colaboração para o fortalecimento da economia do país, além de contribuir para o aumento da produção no setor industrial.
Essas e tantas outras datas tem grande significado para o meio econômico e é mediante uma especialização que torna-se possível otimizar esses períodos do ano e lê-los adequadamente. Conheça a graduação de Economia da Unigran EAD. O estudo a distância abre portas para você encaixar a sua carreira na sua rotina!
Leia também: O que Adam Smith quer dizer com a teoria da Mão Invisível?