Quais as principais áreas de atuação de um biólogo? | Blog Unigran Net
Quais as principais áreas de atuação de um biólogo?

O graduado em Ciências Biológicas tem muitas possibilidades no mercado de trabalho. Isso é maravilhoso, mas ao mesmo tempo pode gerar muitas dúvidas sobre quais são essas áreas de atuação e como escolher entre elas. 

Por isso, hoje vamos falar sobre quais as possíveis áreas de atuação de um biólogo e te ajudar a descobrir qual delas mais combina com você. Acompanhe o artigo!

CONHEÇA O CURSO:

A graduação de Ciências Biológicas estuda todas as formas de vida, do macro ao micro, englobando o estudo da fauna, flora, moléculas, micro-organismos e os seres humanos. Consequentemente,  os profissionais têm um papel importante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.

A partir do raciocínio lógico sobre as inovações científicas e desenvolvimento de ideias multidisciplinares do cotidiano, o aluno irá estudar a evolução do ser humano, as condições ambientais e os processos e mecanismos que regulam a vida.

O QUE IREI ESTUDAR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS?

As matérias do curso de Ciências Biológicas são divididas em núcleos de estudo:

Biologia Celular – Estrutura, formação e comportamento das células, fungos, vírus e bactérias.

Botânica – Plantas e sua relação com o ser humano;

Ciências Fisiológicas – Analisa os organismos sob o aspecto de seu funcionamento;

Ecologia – Relação dos seres vivos com o meio ambiente;

Genética – Engenharia genética e biotecnologia;

Morfologia – Formas e estruturas dos seres vivos;

Zoologia – Morfologia e comportamento dos animais.

Além das matérias específicas, a graduação também conta com disciplinas teóricas e mais amplas. Na Unigran EAD a grade curricular contará com matérias como: Psicologia da Educação, Práticas Pedagógicas, Linguagem e Argumentação, Metodologia Científica, Filosofia e Ética, Gestão Educacional e outros. 

Todos com objetivo de somar na vida profissional e possibilitar um excelente desempenho nas mais variadas áreas de atuação

QUAIS AS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO?

De acordo com o Conselho Federal de Biologia (CFBio), existem mais de 80 áreas em que o profissional de Ciências Biológicas pode seguir. Confira algumas delas:

Biologia Forense:

Muito conhecida pelas diversas séries de televisão, a biologia forense é a especialidade que abrange a área criminal. A atuação na área será a de examinar o sangue, fluidos corporais, cabelos, ossos, insetos, plantas e animais. O objetivo é dar suporte para qualquer investigação criminal ajudando na identificação de suspeitos, por isso, a atenção aos detalhes é fundamental!

(Fonte da Imagem: Biologo1).

O profissional que segue essa área trabalha em laboratórios e usa a tecnologia para coletar amostras e oferecer relatórios que apoiem os investigadores. As análises desse profissional podem ser em roupas, armas e outras superfícies. Além disso, podem ajudar a determinar o tempo e a causa da morte.

Além disso, os biólogos forenses podem investigar a contaminação ambiental e as demais ameaças à saúde pública, à fauna ou à flora, incluindo a investigação de tráfico de animais. 

Biologia Marinha:

Biólogo Marinho (Fonte da Imagem: Static).

A Biologia Marinha é uma área complexa e fascinante. O profissional dessa área trabalha com o estudo dos seres vivos que habitam nos ecossistemas marinhos e sua principal função é compreender as populações dos mares, seus ciclos de vida e os hábitos particulares de cada espécie. 

Alguns dizem que esse profissional é um dos mais importantes, pois a sua profissão envolve encontrar soluções de recuperação de áreas degradadas, preservação das espécies ameaçadas, saídas viáveis para o presente e futuro. 

Por estar relacionada a outras ciências, é muito comum ver biólogos marinhos trabalhando com profissionais especializados em ecologia, oceanografia, zoologia e até mesmo botânica. 

Por fim, o biólogo marinho também tem a possibilidade de atuar com projetos de conservação da vida no mar.

Ecoturismo (turismo ecológico):

O ecoturismo é a área de atuação para aqueles que gostam de conhecer novos ambientes e viver novas experiências em cada um deles. Esse profissional irá trabalhar como guia turístico, consultor de turismo e líder de turmas. Além de conhecer o ambiente, é preciso gostar de atividade física para se dar bem nessa área. 

Essa área de atuação pode se subdividir em três áreas mais específicas: 

Aventura: Onde os eventos ocorrem em torno de práticas esportivas ou esportes radicais em ambientes abertos. Como trilha e rapel.

Luxo: Irá trazer uma mistura de conforto e tranquilidade dos Resorts, sempre priorizando um contato saudável com a natureza.

Ecoturismo (Fonte da Imagem: Ecovaletur).

Observação: Como o nome sugere, essa área envolve viagens a regiões onde animais podem ser observados em seu habitat natural. Como baleias e golfinhos. 

Engenharia genética:

Na Engenharia genética existem muitas especializações possíveis, mas todas seguindo os estudos aprofundados da manipulação genética. 

(Fonte da Imagem: Spectrun).

O geneticista poderá trabalhar com identificação de tendências genéticas a fim de fazer aconselhamento genético, pesquisas de fatores genéticos que envolvem doenças, novos medicamentos e terapias que envolvam alteração de genes. 

Fora a possibilidade de melhorar a qualidade produzindo maior resistência a pragas e doenças em vegetais geneticamente modificados. 

Ensino:

Se você tem vontade de ensinar, a carreira como professor de Biologia pode ser um bom caminho para seguir. Essa é uma área com mercado de alta demanda, já que o profissional é responsável por uma disciplina obrigatória nos ensinos Fundamental e Médio. 

O professor de Biologia pode ensinar diversas disciplinas e, dessa forma, também acabar trabalhando com as demais áreas da Ciência Biológica que também gosta.  

(Fonte da Imagem: Livrosepessoas).

Poderá trabalhar dando aula para alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, cursos técnicos e pré-vestibulares, isso porque na grade curricular há matérias teóricas que irão auxiliar esse profissional a como atuar com excelência nas redes de ensino.

Paisagismo e jardinagem: 

Na área de paisagismo e jardinagem, o profissional será responsável em criar, projetar, gerir e proteger os espaços livres. Sua função será a de interligar áreas urbanas com as áreas rurais. 

Com o conhecimento em plantas e fauna, esse profissional conseguirá fazer as melhores escolhas para equilibrar espaços sempre integrando o ambiental e o estético para oferecer ainda mais qualidade de vida para todos os envolvidos nos projetos. 

Em paisagismo e jardinagem, o biólogo irá usar técnicas de botânica, ecossistema, fitopatologia e nutrição vegetal.

COMO ESCOLHER EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO?

Mesmo que tenha dúvidas, todos têm aquelas áreas pelas quais já se interessam e que devem ser consideradas na hora de tomar essa decisão. 

O começo dessa escolha está no que você tem prazer em fazer. Sabe aquela matéria da grade curricular que você estuda com gosto e que sempre se empenha nos trabalhos? Talvez essa possa ser uma das áreas de atuação que você deva investir! 

Uma boa dica é conversar com profissionais que já atuam na sua área de interesse. Busque informações, procure saber como é o dia a dia desse profissional e com esses conceitos já será possível eliminar aquelas com as quais não se identifica. 

Contudo, se você ainda não deu início a sua graduação, é comum que ainda não tenha tanta noção de qual caminho seguir, mas fique calmo! Ao decorrer do curso as matérias serão aprofundadas e ficará mais fácil de encontrar aquela área que você se identifica. 

Se você quer conhecer mais sobre a graduação de Ciências Biológicas da Unigran EAD, clique aqui

Com o Ensino a distância você faz seus horários de estudo e consegue conciliar a sua rotina com a graduação. 

Acompanhe os demais artigos da área no nosso blog clicando aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas