Por que a planta dormideira fecha ao ser tocada? | Blog Unigran Net

Desde pequenos, é comum ouvirmos a famosa história daquela planta que fecha ao ser tocada e atire a primeira pedra quem nunca a tocou apenas para ter o prazer de ver essa teoria se confirmando. O fato é que a dormideira se fecha por uma razão biológica de sua formação. Acompanhe o artigo para entender melhor como isso funciona!

Plantas sensitivas?

Na natureza tão vasta existem algumas plantas que respondem a determinados estímulos à sua volta, podendo se direcionar de acordo com a luz, gravidade, mudanças de temperatura e interferências químicas, por exemplo. 

(Fonte da Imagem: Chaecia).

Entre elas estão as intituladas “plantas sensitivas”, um grupo de plantas que se fecham ao serem tocadas.

Dentro desse grupo, uma das plantas sensitivas mais conhecidas e mais ágeis é a Mimosa Pudica, popularmente conhecida como dormideira. 

Ela é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas. A dormideira se expandiu para o sul dos Estados Unidos, África, Ásia e Oceania. 

Desde muito jovem, ainda quando a primeira folha se desenvolve já é possível se fechar ao toque com certa rapidez. 

Mas por que essa reação acontece?

Esse processo de abertura e fechamento, que pode durar alguns minutos, tem sim um propósito. 

A reação é uma forma da planta espantar insetos que poderiam prejudicá-la ou ainda ficar menos visível a predadores que poderiam comê-la e assim, como definem os pesquisadores, parecer menos “apetitosa”. 

Os predadores ao perceberem essa movimentação de fechamento, esquivam-se pela rapidez da movimentação, possivelmente por confundirem com alguma planta carnívora. 

Como plantar uma dormideira? 

Depois de entender mais sobre a dormideira, será que dá pra plantar ela no quintal de casa e acompanhar esse processo de pertinho? Bom, claro que sim! Mas para garantir sucesso é preciso seguir algumas dicas. 

O plantio da dormideira deve ser feito por meio de sementes, de maneira bem simples. Especialistas afirmam, ainda, que essa planta é muito resistente e consegue germinar até sob elevado estresse hídrico e alto teor de salinidade. 

Seu plantio é feito com terra comum e drenante, onde serão cavados buracos pequenos, chamados de berços, de no máximo 5mm de profundidade. Após cavar, você pode depositar as sementes no berço, tapar com terra e borrifar água para umedecê-la. 

Depois de feito, você deverá ficar atento a umidade do solo, bem como a iluminação em que a planta estará exposta. Os especialistas indicam que a dormideira deve ficar em sol pleno na maior parte do dia ou com sombra parcial se a sua região for muito quente. 

Quanto à irrigação, essa é uma planta que necessita de uma demanda média de água, com regas regulares, de duas a três vezes por semana, sendo essa constância variável dependendo do clima de cada região. 

Conhecer a fundo sobre origem e reações das plantas que você cuida ou deseja cuidar, fazem toda a diferença na hora de interpretar seu comportamento. Se você também é apaixonado pela natureza, que tal investir em uma carreira dentro do que você ama? 

O licenciado em Ciências Biológicas pela Unigran EAD, poderá atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio, assim como atuar na elaboração de projetos técnicos da área ambiental de campo ou laboratorial. 

Clique aqui para conhecer mais sobre o curso e as formas de ingresso!

Leia também: O papel das abelhas na luta contra o câncer 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas