O universo Geek através dos anos | Blog Unigran Net

Atualmente, a cultura geek está tão presente na sociedade que dificilmente você nunca consumiu algum produto considerado geek. Não acredita? Então vamos lá: Star Wars, X-Men, Vingadores, Stranger Things e isso sem falar dos universos dos quadrinhos ou games. 

Mas nem sempre foi considerado legal ser aliado à comunidade geek. Acompanhe o texto e veja como esse universo se consolidou e se tornou na potência que é hoje! 

Para começo de conversa: O que é Geek?

Se você está perdido nesse termo, vamos dar início a nossa conversa esclarecendo primeiramente o que ele significa e como você está em contato com esse universo o tempo todo!

Ao recorrer aos dicionários a definição da palavra “geek” é como um entusiasta ou especialista em tecnologia. De forma mais abrangente, alguém que demonstra grande interesse em atividades ou assuntos específicos.

Nesse caso, a subcultura geek, é um estilo de vida pautado na tecnologia e suas ramificações. O conceito de geek é semelhante ao conceito de nerd. Profundo interesse por temáticas científicas e tecnológicas. Gosta de estudar e, por consequência, é muito inteligente. 

Claro que no meio disso tudo existe o famoso estereótipo que faz com que uma imagem seja formada de forma exclusiva a essa comunidade. 

Contudo, a verdade é que isso não existe! Esses padrões moldados anos atrás já não condizem com a realidade. Isso porque, a cultura geek está fortemente presente na sociedade atual, apresentando-se, inclusive, como tendência. 

O universo Geek virou tendência?

Se há duas décadas o termo nerd ou geek eram usados de forma pejorativa, hoje eles dominam o que se refere ao consumo de mídia. 

(Fonte da Imagem: Sanatório Geek).

Os filmes de herói são um excelente exemplo quando falamos da potência que o universo geek se tornou e como, nos tempos atuais, essa tendência vem se fortalecendo cada vez mais. 

Desde “Vingadores: Ultimato” recordes de bilheteria são batidos, fãs acompanham cada lançamento e mesmo em tempos de readaptação de um cenário de pós-pandemia, as salas de cinema viraram um estádio com “Homem Aranha: Sem volta pra casa” em dezembro de 2021. 

Mas, não apenas os super heróis ganharam força nos últimos anos! Assim como qualquer outra comunidade, existem subcategorias que especificam ainda mais esses grupos. São elas: jogadores on-line (gamers), os fãs de ficção científica e fantasia, os que acompanham séries de televisão ou até mesmo fãs de rock e heavy metal. 

Ou seja, para os que sempre estiveram desse lado da força ou para os que se aliaram ao movimento recentemente, o universo geek se tornou um verdadeiro acontecimento por si só. E com direito até a evento a nível mundial – quem aí nunca ouviu falar na famosa Comic-Con

O antes e depois do universo Geek: 

Claro que com o passar dos anos, as coisas vão mudando, os clássicos vão dando espaço a outras obras e é justamente isso que faz com que essa cultura continue se fortalecendo cada vez mais. 

Se antes os recursos tecnológicos ainda eram precários e tinham certas limitações, atualmente os profissionais vêm descobrindo novas formas de trabalhar e aperfeiçoando cada vez mais essas obras. Assim, é como se esses universos fossem uma realidade paralela em que os fãs podem navegar enquanto consomem esses conteúdos. 

Atualmente, a cultura geek está presente na sociedade que dificilmente você nunca consumiu algum produto considerado geek.
(Fonte da Imagem: E pipoca).

Filmes: 

  • De Volta Para o Futuro (1985): 

Dirigido por Robert Zemeckis, De Volta Para o Futuro estreou no cinema em 1985 e deu início a uma das mais celebradas franquias de ficção científica realizadas até hoje. 

Referência quando o assunto é misturar comédia com assuntos científicos, o filme consagrou personagens como Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).

  • Matrix (1999): 

Pouco mais de 10 anos após o marco que foi “De volta para o futuro”, no final do século XX,foi o momento de trazer uma revolução para o cinema de ação.

Em 1999, chegava às telonas Matrix, passo inicial de um universo criado e dirigido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski. O filme marcou época e ganhou um lugar especial na cultura nerd, sendo até hoje lembrado e comentado. 

Ah! E como se esquecer da continuação de Matrix lançada em 2021? Isso é que é clássico!

  • The Batman (2022):

Chegando às telas mais uma vez, o homem-morcego amado por muitos, Batman ganhou um novo filme em 2022 que marcou o ano e, com certeza, movimentou a comunidade geek! 

O filme foi dirigido por Matt Reeves e vendeu mais de 750 milhões de dólares (quase 3 bilhões e meio de reais) globalmente antes de sua estreia oficial no HBO Max. 

Séries: 

(Fonte da Imagem: R7).
  • Star Trek – Jornada nas Estrelas (1966)

Criada por Gene Roddenberry em 1966, a série mostra as aventuras do capitão James T. Kirk e de sua tripulação na nave USS Enterprise. 

Na série de ficção científica “Jornada nas Estrelas”, os seres humanos se associam a espécies alienígenas de várias partes da galáxia. E, dessa maneira, formam a Federação Unida de Planetas com o objetivo de desbravar o Cosmos.

  • The Big Bang Theory (2007): 

Anos depois e carregando uma legião de fãs, a série se tornou a atração mais vista na TV norte-americana.

Os melhores amigos e companheiros de apartamento Leonard e Sheldon são físicos com enorme capacidade intelectual que trabalham no Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech). Mas superar as situações sociais, especialmente aquelas envolvendo mulheres, os deixa completamente perdidos. 

  • Stranger Things (2016): 

Unindo várias referências de todas as vertentes do mundo geek, Stranger Things conquistou inúmeros fãs desde a sua primeira temporada. 

A série trouxe a comunidade geek por suas referências: De volta para o futuro, Indiana Jones, os livros de Stephen King. Além disso, há a forte presença da cultura de jogos de tabuleiro e RPG.

Na trama, um grupo de amigos se envolve em uma série de eventos sobrenaturais. Juntos, eles enfrentam não apenas criaturas monstruosas, como também agências secretas do governo e se aventuram em dimensões paralelas – o famoso mundo invertido.

(Fonte da Imagem: NBC News).

Leia também: Marcas viajam no mundo invertido de Stranger Things

E como o universo geek se manterá?

Portanto, ainda que os anos passem, o universo geek acompanha as evoluções e enxerga possibilidades em cada avanço tecnológico. Dessa forma, além de manter a chama acesa naqueles que já estão nesse estilo de vida, também abre o convite para que novas pessoas se integrem a esse lado da força. 

Ama esse universo? Então você também vai gostar de ler sobre o Tesseract, o cubo do mundo Marvel que tem um significado real na matemática.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas