As vantagens de manter uma cultura do feedback | Blog Unigran Net

A evolução dos colaboradores do seu setor depende não apenas do interesse e avanço deles como profissionais, mas também do estímulo que deve se fazer presente no dia a dia da empresa. Quando falamos sobre isso, não há como deixar de lado o valor da cultura do feedback. 

Continue a leitura para entender como essa prática pode interferir diretamente na sua equipe ajudando-a a crescer!

O que é cultura de feedback?

A chamada cultura de feedback é a prática de priorizar um diálogo interno entre os funcionários a respeito de seu desempenho na empresa. 

Abrir espaço para esse tipo de diálogo é essencial para trazer elogios a determinado trabalho ou comportamento, mas também pontuar erros a fim de que os mesmos não aconteçam novamente. 

Vantagens dessa prática: 

Por ser um espaço onde os funcionários e o próprio chefe do setor irão interagir entre si, as vantagens dessa prática são muitas.  Dentre elas:

(Fonte Da Imagem: Multiracial business)

Evolução profissional:

Muitas vezes o funcionário pode estar batendo sempre na mesma tecla sem perceber que essas ações repetitivas não são benéficas tanto para seu crescimento pessoal quanto para a empresa. 

Quando esse feedback acontece, o profissional pode buscar por mudanças no comportamento ou até uma especialização acadêmica para ter um melhor desempenho em sua função. 

Interação entre os funcionários ou equipes:

Através de um olhar um pouco mais amplo, pode-se destacar também como vantagem, a interação entre funcionários ou equipes. 

Isso porque essa prática não precisa ser feita de forma engessada e, o dinamismo proposto, tornará o ambiente mais leve promovendo uma relação saudável mesmo no ambiente corporativo. 

Equipe mais colaborativa: 

O feedback também estimula a colaboração entre a equipe, uma vez que um pode ter mais domínio em determinada função e ajudar o outro a desenvolver a mesma. 

Quando todos sabem que estão sendo cuidados, sentem-se mais seguros e confiantes para cooperar com o trabalho do próximo e até mesmo para cometer erros, sem a sensação de um julgamento excessivo ou uma cobrança desnecessária. 

Como implementar a cultura do feedback? 

Após compreender as principais vantagens dessa prática, é hora de tirar tudo do papel e trazer para o dia a dia da sua equipe. 

Crie um ambiente adequado:

O primeiro passo é fazer com que a equipe se sinta confortável e segura naquele ambiente, porque apenas dessa forma o momento será de fato proveitoso. 

Nesse caso, é interessante começar o bate papo de forma mais descontraída. Se possível, servir um café e quem sabe até um bolinho que, sem dúvidas, vai deixar a equipe bem mais tranquila. 

É claro que nesse momento, conhecer a sua equipe é um benefício enorme! Isso porque, você saberá o que deixará eles mais a vontade e assim, poderá usar uma abordagem mais assertiva para dar início a essa reunião.

Seja empático e construtivo:

Críticas são construtivas! Mas é preciso apresentá-las de forma empática, evitando que soe rude ou que fomente uma discussão de fato. Lembre-se que o objetivo desse feedback é estimular a melhoria entre a equipe e não causar mais conflitos. 

O profissional precisa se sentir valorizado e notar que as suas dificuldades são vistas como oportunidade de progresso. 

Saiba fazer elogios:

O momento de feedbacks não é apenas para pontuar erros ou fazer críticas. Os elogios são fundamentais para construir uma boa cultura do feedback e fazer com que os funcionários se sintam valorizados pelo que estão fazendo. 

A equipe é responsável pelas conquistas da empresa e os resultados obtidos, por isso não se deve passar despercebido quando um bom trabalho é feito! 

Por fim, vale ressaltar que os colaboradores podem se sentir um pouco desconfortáveis no começo, mas é responsabilidade do gestor garantir que tudo caminhe e que, aos poucos, esse momento se torne o mais proveitoso possível. 

Leia também: Qual a importância da Educação Empresarial para o seu negócio? 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas