Gamificação na Educação: o que é e como funciona? | Blog Unigran Net

Quem nunca viu uma criança vidrada em um jogo e enrolando para fazer o dever de casa? Esse comportamento é uma pequena amostra do poder de atração e engajamento dos games. E talvez você não saiba, mas essa mesma influência pode ser adotada em sala de aula através da gamificação na educação.

Foi pensando nisso que preparamos este blog! Continue lendo para saber o que é gamificação, como ela funciona na educação e quais são as vantagens de usar essa estratégia em sala de aula.

O que é gamificação?

Em um breve resumo, gamificação consiste no uso de mecanismos e dinâmicas de jogos para engajar o público-alvo em atividades e incentivá-lo a alcançar objetivos predeterminados. 

No entanto, para criar uma gamificação, é importante entender que não basta apenas fazer com que a pessoa acumule pontos ou colecione conquistas (badges).

Além disso, é necessário envolver os participantes durante toda a atividade usando, por exemplo, narrativas, missões, desafios, conflitos, cenários, avatares e recompensas.

(Fonte da imagem: Weblayer).

Como funciona a gamificação na educação?

A gamificação na educação tem sido usada para potencializar a aprendizagem e engajar o estudante durante a aula. Com a adesão de atividades gamificadas, as lições se tornam mais atraentes ao aluno, e assim, são mais contextualizadas e produtivas.

Afinal, o estudante precisa tomar decisões, usar habilidades, recursos específicos e a criatividade para atingir o objetivo final da aula.

E em quais séries essa estratégia pode ser implementada?

A gamificação pode ser usada em todos os estágios do Ensino Básico e no Ensino Superior. Não há restrições para o seu uso na educação! Na verdade, como veremos a seguir, esse método só traz vantagens para os participantes.

Quais as vantagens da gamificação na educação?

A gamificação na educação beneficia os dois públicos, tanto alunos como professores. Ambos desfrutam das vantagens geradas por essa estratégia. Conheça as principais:

Incentivo ao protagonismo

Durante o processo, o aluno é protagonista do seu aprendizado. Ele vai seguir as regras, interagir com os demais estudantes e tomar as decisões certas para conquistar os objetivos da atividade. Sem notar, torna-se protagonista e desenvolve habilidades essenciais para a vida fora da sala de aula.

Aumento do engajamento

Nem mesmo os alunos desinteressados nos estudos conseguem resistir às atividades gamificadas. Junto aos demais estudantes, mergulham nas narrativas, missões e conquistas da gamificação, além de focar toda a sua atenção nos conteúdos trabalhados.

Portanto, os estudantes sentem-se motivados para continuar os estudos ao aprenderem com atividades interativas e interessantes. E, desse modo, aumentam, inclusive, as chances do professor colaborar com o desenvolvimento dos alunos. 

Desenvolvimento de habilidades

A gamificação ajuda a desenvolver habilidades essenciais para o mundo fora da escola. Sendo assim, durante o jogo, é preciso muita atenção, persistência, criatividade para solucionar problemas e ousadia para tomar as decisões certas.

Tudo isso é trabalhado e o estudante fica mais preparado para lidar com os desafios da vida pessoal e profissional.

(Fonte da imagem: Senac).

Estímulo à autoconfiança

O estudante enfrenta diversos desafios durante o processo. Então, ao usar suas habilidades e conquistar os objetivos, desenvolve sua autoconfiança. Afinal, foi por meio de seu esforço e dedicação que conseguiu o resultado positivo.

Feedback em tempo real

O aluno não precisa esperar para saber o resultado de suas ações. Durante o jogo, recebe feedback em tempo real e descobre se está no caminho certo ou errado.

Com essa informação importante, ele toma as decisões necessárias para atingir o objetivo e fica motivado para continuar o aprendizado.

Simulação de eventos

Por meio da gamificação na educação, é possível simular eventos importantes para ajudar os alunos a lidar e/ou compreender uma situação similar.

Essa estratégia de simulação é eficaz, por exemplo, para aulas de história e ciências. Onde o estudante pode então compreender melhor um determinado contexto histórico e aprender a usar elementos da natureza em uma situação de sobrevivência.

Viu só quantos benefícios? Agora que você já está por dentro da gamificação na educação, que tal conhecer o curso livre de Ludicidade na Construção da Aprendizagem na Educação Infantil?

Esse curso livre traz, dentre muitos conteúdos, os conhecimentos para desenvolver os recursos e ferramentas necessários para um aprendizado mais interativo e prazeroso. Tudo isso, estudando de forma on-line e com a chance de conquistar seu certificado de horas complementares em apenas 10 dias!

Clique aqui para saber mais sobre essa oportunidade. E caso ainda não esteja convencido, temos outro conteúdo que pode te ajudar a entender melhor a importância dos Cursos Livres para sua carreira. Leia também: Por que investir em Cursos Livres?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas