Como cuidar de orquídeas? | Blog Unigran Net

É difícil encontrar alguém que não se encante com a beleza das orquídeas. Com pétalas que vão dos tons suaves até as cores mais vibrantes, elas possuem uma infinidade de variações, capazes de fazer qualquer um se apaixonar por suas lindas flores.

Porém, da mesma forma que costumam ser lembradas por sua beleza, as orquídeas também levam a fama de ser uma planta muito difícil de cuidar. 

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para tirar suas dúvidas e tornar os cuidados das suas plantas ainda mais fáceis. Continue a leitura!

Dicas para o cuidado das orquídeas

Existem inúmeras variações de orquídeas pelo mundo. São mais de 50 mil espécies, sendo cerca de 30 mil delas desenvolvidas em laboratórios a partir do cruzamento de diferentes espécies.

Assim, com suas delicadas e coloridas flores, elas costumam estar associadas à decoração de diferentes ambientes, podendo ser cultivadas nas áreas internas e externas da sua casa.

No entanto, antes de sair espalhando essas plantas por aí, é extremamente importante conhecer os cuidados necessários para que ela consiga se manter linda e saudável por mais tempo.

(Fonte da imagem: Tudo Jardim).

 

Cuidados com a iluminação

As orquídeas são plantas bem delicadas, mas isso não significa que elas não precisam de sol para crescerem.

O segredo está em evitar os excessos. Como, na natureza, o ambiente ideal para elas são os locais com menor luminosidade, como embaixo dos galhos de árvores, por exemplo, o indicado é tentar simular esse ambiente, facilitando o desenvolvimento da sua orquídea.

Portanto, procure cultivá-las em locais com pouca incidência de luz direta. 

Uma possibilidade seria colocá-las próximo às janelas que recebam o sol da manhã, preferencialmente, a luz das 6h às 8h da manhã. 

Irrigação correta

Tão importante quanto a quantidade correta de luz, é receber a quantia certa de água!

Novamente, tome cuidado com os exageros. Afinal, mesmo gostando de umidade, o acúmulo de água pode apodrecer as raízes da sua orquídea, e nós não queremos perder nenhuma plantinha, certo?

Mas, então, qual seria a quantidade ideal? Isso vai depender de alguns fatores, como o tipo de vaso utilizado, a estação do ano, temperatura do local, etc.

No entanto, para as orquídeas plantadas em vasos, você também pode verificar a necessidade da rega colocando seu dedo ou um palito dentro da terra e, se ao retirá-lo, ele estiver limpo, pode aguar normalmente.

Saiba interpretar os sinais de sua orquídea

Bem, não é novidade que as plantas dão sinais quando precisam de cuidados e, com as orquídeas, isso não é diferente.

Inclusive, uma ótima forma de manter sua planta sempre bem-cuidada é estar sempre de olho nos sinais que ela apresenta.

Por exemplo, se as folhas da sua orquídea estão com um tom de verde bem escuro, isso é sinal de que ela precisa de mais luz do sol. Já se apresentam uma coloração mais amarelada, procure mudá-la de lugar para que receba menos luz.

Do mesmo modo, as raízes, quando exibem uma cor verde, significa que a planta está bem hidratada. Enquanto as raízes esbranquiçadas, pedem uma rega mais frequente.

(Fonte da imagem: Blogspot).

Adubo não pode faltar

Para ajudar sua orquídea a se manter forte e saudável, procure garantir uma adubação frequente. Assim, você irá repor os nutrientes necessários para seu crescimento.

E, para que isso possa ser feito da melhor forma, o ideal é procurar adubos próprios para as orquídeas. Dê preferência para os que contenham nitrogênio, fósforo e potássio. 

Desse modo, dilua-o em água e borrife aos poucos na sua planta, ou coloque-o em um cantinho do vaso para que a cada rega, sua orquídea possa absorver um pouco desses nutrientes.

Tipos de vaso e decoração

Para as orquídeas que serão cultivadas em vasos, este é um momento muito importante não só para a saúde e bem-estar da planta, mas também para o aspecto visual que ela trará para sua decoração.

O mais comum, é que as orquídeas sejam vendidas em vasos plásticos. Esses modelos, por não serem porosos, não absorvem bem os líquidos. Portanto, para evitar o acúmulo de água, esse vaso deve conter furos no fundo que facilitem o escoamento.

Contudo, os vasos plásticos não são as melhores opções quando o assunto é estética.

Para auxiliar no uso das plantas como itens decorativos, você pode apostar nos vasos de cerâmica, porcelana, ou mesmo cachepots, dependendo da estética que deseja.

Lembrando que, caso escolha utilizar um cachepot, você deve retirar o vaso de dentro dele sempre que for realizar a rega da sua planta. Afinal, como não possuem furos, eles também podem causar danos à sua orquídea devido ao acúmulo de água.

Colocando essas dicas em prática, você verá que cuidar de suas orquídeas pode ser bem mais fácil do que você pensa.

E, com plantas sempre bonitas e saudáveis, você poderá ficar livre para soltar sua imaginação e explorar diferentes decorações, trazendo uma vida nova para os ambientes.

Afinal, dentro do mundo do Design de Interiores, os elementos que remetem a natureza ganham destaque ao trazerem um efeito calmante e aumentarem a sensação de bem-estar.

Para quem tem interesse em aprender ainda mais sobre decoração e paisagismo, a Unigran EAD oferece a graduação em Design de Interiores com aulas on-line e duração de apenas 2 anos.

É a sua oportunidade de se tornar um profissional qualificado, estudando no seu ritmo, sem atrapalhar sua rotina e, ainda, com a segurança de aprender com o apoio de professores Mestres e Doutores.

Conheça mais sobre o curso acessando nosso site. Clique aqui.

Leia também: Jardim de Inverno: A opção para transformar um ambiente!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas