Por que os ovos e coelhos são símbolos da Páscoa? | Blog Unigran Net

Entra ano, sai ano, quando a Páscoa chega, eles não são esquecidos: o coelhinho da Páscoa e os deliciosos ovos de chocolate para presentear amigos, parentes ou até a si mesmo. Mas, por que será que eles viraram grandes ícones da Páscoa? Acompanhe o artigo para entender o motivo que levou esses símbolos a se relacionarem com a celebração mais doce do ano. 

O ovo da Páscoa nem sempre foi de chocolate!

Há controvérsias e diferentes versões sobre o real motivo pelo qual o ovo se tornou o símbolo da Páscoa e, para entender, precisamos voltar um pouquinho no tempo. 

Lá na Idade Média, alguns povos como os persas e os romanos, acreditavam que o Planeta teria nascido dentro de uma casca de ovo. 

Claro que há também histórias que relacionam o ovo com a tumba de Jesus, pois, o ovo, assim como a tumba, aparenta não possuir vida em seu interior; no entanto, uma vida nasce do ovo, assim como Jesus renasceu de sua tumba.

Dessa forma, por ser um alimento considerado divino, o ovo de galinha era considerado o presente perfeito para amigos e familiares para comemorar o fim do inverno e, claro, o início da primavera.

(Fonte da Imagem: GLBimg).

Com o início da celebração da Páscoa Cristã, o alimento passou a ser visto como o símbolo da ressurreição de Cristo. Assim, a troca de ovos virou uma tradição entre os povos na Semana Santa. 

Quem se lembra do famoso seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”?

Com um tom de humor, o seriado contava a história de uma família negra que vivia no Brooklyn nos anos 90 e, dentre os episódios havia um especial de Páscoa. 

Nesse especial, os personagens faziam a famosa “Caça aos ovos”. Diferente do que temos hoje, nos anos 90 ainda não havia a tradição de ovos de chocolate. Eram ovos de verdade. Cozidos e com pinturas divertidas em sua casca. 

(Fonte da Imagem: Pinimg).

Tempos depois, na França, surgiu, junto com o símbolo do coelho da Páscoa, a tradição do ovo de chocolate. Muito melhor do que os ovos tradicionais de galinha, não é?

E quanto ao coelho? 

Se o animal, como a maioria dos mamíferos, não bota ovos, por que, então, se consolidou como um símbolo da maior festa cristã?

No Egito Antigo, o coelho era sinônimo de fertilidade, mas com o tempo tornou-se símbolo de renascimento, por ser o primeiro animal a sair da toca depois do inverno. 

Outra teoria para que o coelho se tornasse o símbolo da Páscoa, é o de que ele teria sido o primeiro ser vivo a presenciar a ressurreição de Jesus Cristo. Porém, a ideia de ser um símbolo de esperança é o que mais se propaga. 

No fim, não há respostas concretas sobre o porquê os ovos e os coelhos se consolidaram como símbolos da Páscoa. Mas não há como negar que, mesmo sem uma justificativa certeira, celebrar essa data com chocolate não foi uma má ideia.

Leia também: O que a cruz significa para o cristianismo? 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas