O que a maquiagem tem a ver com a comunicação? | Blog Unigran Net

Se você gosta de séries e está por dentro das tendências, com certeza já ouviu falar de Euphoria. A produção é o maior sucesso e um dos maiores destaques são as maquiagens, usadas para transmitir o que cada personagem sente. 

Pois é! Diferente do que muita gente pensa, a maquiagem não está ali apenas para a estética, mas também para comunicar. Então, vamos entender o que a maquiagem tem a ver com a comunicação?

O que a maquiagem de Euphoria tem a ver com a comunicação?

A série Euphoria, original da HBO, narra os dramas e as emoções de um grupo de adolescentes, mas o que rouba a cena mesmo são as maquiagens! 

Em 2019, ano de lançamento, além do elenco brilhante, o que popularizou a série foram as sombras e delineados super coloridos e lúdicos. Todos queriam replicar e, mesmo sem perceber, essas cores e estilos comunicavam algo por si só.

Agora, em 2022, com a nova temporada, as personagens surpreenderam os telespectadores com um visual mais dark e minimalista. E não há dúvidas de que essa já é uma nova tendência que está tomando proporções gigantescas no mundo da maquiagem e que também tem algo a nos comunicar em suas entrelinhas.

Em uma entrevista para a revista Allure, a maquiadora da série, Doniella Davy, já confirmou que todas as maquiagens foram elaboradas para transmitir profundamente as emoções de cada personagem, explorando técnicas diferenciadas e atuando no subconsciente de quem assiste.

Parece surreal, né? Mas está longe de ser! Vamos ver alguns exemplos na prática de como a maquiagem sustenta a narrativa dramática em Euphoria.

As lágrimas de glitter da Rue (Fonte da Imagem: Beauty For Share).

A comunicação da maquiagem em Euphoria:

As famosas lágrimas de glitter da personagem Rue (Zendaya) não estão ali apenas para trazer uma estética divertida e para causar aquele “hit” nas redes. Muito pelo contrário!

A melancolia da cena diz muito e a maquiagem está ali, fortalecendo o contexto em que a personagem está inserida.

As lágrimas de glitter representam o peso, a confusão, as dores e a ausência de aceitação da personagem. 

No caso da personagem Kat (Barbie Ferreira), as maquiagens vibrantes usadas pela personagem fazem parte do arco em que a personagem se encontra.

A combinação dessas cores intensas e sombras tem como objetivo mostrar que a personagem está “perdida”, ainda buscando se conhecer profundamente. As cores misturadas comunicam de forma leve a confusão da vida da personagem.

Kat e as sombras coloridas (Fonte da Imagem: The Nexus).
Maddy e o delineado dramático (Fonte da Imagem: Hearstapps).

E se o objetivo é trazer um olhar totalmente dramático, podemos destacar Jules (Hunter Schafer) e Maddy (Alexa Demie)!

As duas personagens têm histórias conturbadas e o delineado é um elemento indispensável para comunicar o momento em que vivem.

Nessa segunda temporada, a maquiadora da série afirmou que os delineados serão usados de diversas formas, do clássico ao moderno, com formas livres e mais dramáticas.

Ah! E os cílios inferiores também fortalecem essa estética melancólica abusando de uma boa máscara. 

O estilo de Cassie (Sydney Sweeney) também não ficou de fora das análises da maquiadora! Nesse momento a personagem encara um relacionamento conturbado e que mexe muito com toda a sua autoestima.

A comunicação passada ao público de fragilidade vem então com cristais e glitters pequenos, discretos e em tons claros. As sombras são delicadas e sutis. Mas nenhum detalhe é à toa!

(Fonte da Imagem: Nova Mulher).

Muito além da autoestima: 

Claro que a maquiagem também é usada a fim de aumentar a autoestima de muitas mulheres, isso porque ela é capaz de esconder alguns detalhes indesejados, bem como destacar algumas áreas com um bom iluminador. 

Mas ela vai muito além disso, ela é uma forma de comunicar as pessoas ao seu redor um pouco mais sobre você. Ela exala sentimentos, como é o caso do batom vermelho e sua rápida associação a sedução e poder. Está tudo no subconsciente!

Se você faz parte do grupo de pessoas que defende não apenas a maquiagem, mas o poder de cada mínimo procedimento estético, é hora de construir a sua carreira e proporcionar esse bem-estar a outras pessoas! 

Na Unigran EAD você estuda Estética e Cosmético em modalidade semipresencial, total apoio nas aulas práticas e segurança em uma plataforma própria de ensino. Conheça mais sobre o curso: clique aqui

Você pode ler mais tendências da Estética para 2022 clicando aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas