Quando o ano começa estamos sempre cheio de planos e projetos, mas claro que para visualizá-los é sempre interessante ter aquele fiel caderninho de anotações. Sim, estamos falando do famoso Bullet Journal, uma tendência da internet.
Companheira fiel daqueles que priorizam a organização, o Bullet Journal pode te ajudar a manter o ritmo e alcançar suas metas para 2022. Acompanhe o texto para saber mais sobre!
O que é Bullet Journal?
O Bullet Journal é um método de organização criado por Ryder Carrol, um designer de New York. No site oficial, ele é definido como uma prática que visa otimizar o sistema de produtividade ajudando o usuário a definir “o quê” enquanto se mantém atento ao seu “porquê”.
Mas claro que na prática é tudo bem simplificado, né?
Em resumo, o Bullet Journal é quando alguém personaliza as folhas de um caderno para se organizar, planejar suas atividades e acompanhar seus hábitos.
Como ele pode atender necessidades diferentes, as suas características também são mutáveis. Mas, as principais são a flexibilidade e a possibilidade de personalização completa, seja para atividades individuais ou em grupo, como no caso de anotações sobre o livro lido no seu clube do livro.
Mas, para que exatamente serve o Bullet Journal?
Como mencionado, o Bullet Journal pode se adaptar a diferentes necessidades, mas nós listamos as formas que ele é mais utilizado. Veja:
- Organizar as listas de tarefa, definindo o que é prioridade e o que pode ser feito depois;
- Planejamento de uma rotina;
- Agenda para lembretes, reuniões ou aniversários;
- Criar projetos;
- Gerenciar o desenvolvimento de metas e acompanhar o seu progresso diariamente;
- Analisar como seu tempo está sendo gasto;
- Registrar o seu dia, seja em humor, pensamentos, comportamentos ou até, para os mais criativos, ideias que surgem durante o dia;
- Estimular a criatividade.
E o melhor não é que existem várias aplicações para o Bullet Journal, mas sim que você pode adaptar o seu para mais de uma função separando-o por sessões.
Digamos que a sua primeira sessão seja a sua agenda para não perder nenhum compromisso, mas na próxima sessão estão suas atividades diárias listadas por prioridade e, na próxima, é onde você anota os filmes que assistiu e qual foi sua nota. Viu só? É fácil adaptar!
Como criar o Bullet Journal perfeito?
Entenda o seu objetivo
O primeiro passo para criar um Bullet Journal funcional é entender qual o seu objetivo com ele. Mas se você ainda está perdido quanto a isso, pode se perguntar:
- Qual é a minha necessidade de anotação diária?
- Que tipo de anotações preciso fazer?
- Tenho muitos ou poucos compromissos com hora marcada?
- Também tenho tarefas esporádicas?
- Preciso de ajuda para organizar estudo, trabalho, lazer, vida pessoal ou tudo de uma vez?
- Preciso de muito espaço para anotações?
Depois disso, você provavelmente terá entendido qual o seu ou os seus principais objetivos com o Bullet Journal e será hora de tomar mais uma decisão!
Escolha o tipo de caderno
Qual tipo de caderno ideal para atender às suas necessidades? Por isso é tão importante saber o que você deseja anotar, porque assim será mais fácil encontrar o caderno com tamanho ideal para suas tarefas e com divisórias adequadas.
O Bullet Journal pode ser feito com qualquer caderno, mas é recomendado que você siga algumas recomendações para ter sucesso na escolha:
Tamanho:
O queridinho da maioria é o caderno médio, tamanho A5, isso porque ele tem um tamanho bacana e é portátil. Mas, claro que existem outros tamanho tanto maiores quanto menores. Vamos deixar uma imagem para você visualizar melhor:
- A4 (tamanho 21 x 29,7 cm)
- A5 (tamanho 14,8 x 21 cm)
- Standard/Regular (tamanho 11 x 21 cm)
- B6 (12,7 x 17,6 cm)
- Personal (9,5 x 17,1 cm)
- A6 (tamanho 10,5 x 14,8 cm)
- Passaporte (tamanho 8,9 x 12,4 cm)
- Micro (tamanho 7,5 x 10 cm)
Tipo de miolo:
Geralmente o mais usado para a técnica de Bullet Journal são os cadernos pontilhados ou quadriculados, mas ele também pode acabar te limitando na hora de criar layouts diferenciados.
Se você quer colocar a mão na massa em cada detalhe, talvez o caderno sem pauta seja uma ótima opção, assim você poderá fazer cada página sem precisar seguir um padrão de linhas, pontilhados ou quadriculados.
Mas, claro, reforçamos que você escolha o miolo que irá facilitar melhor as suas necessidades com o BuJo (Bullet Journal).
Modelo:
Existem muitos modelos no mercado também, seja espiral, brochura ou a lombada quadrada. Mas a última tendência para o BuJo tem sido os fichários e os modelos em que as páginas são removíveis e reposicionáveis, permitindo trocá-las de lugar. Isso porque torna tudo ainda mais prático!
Itens extras para o seu Bullet Journal
Por fim, para aqueles que querem aproveitar o Bullet Journal para estimular a criatividade ainda mais, existem vários itens que podem te ajudar a incrementar e deixar tudo um pouco mais divertido de fazer.
- Post-its coloridos;
- Adesivos;
- Washitapes;
- Carimbos;
- Fotos;
- Papéis estampados de scraphook.
E aí, gostou de conhecer mais sobre esse método de organização? Além do Bullet Journal, existem várias outras formas de otimizar processos e aproveitar melhor o seu tempo.
O Kanban, por exemplo, é um método que otimiza o fluxo de trabalho. Já o Crowdsourcing é o modelo colaborativo do século! Você pode ler mais sobre eles acessando o nosso Blog Unigran EAD.