
Para criar, gerir, ser eficaz na gestão de projetos, e agregar valor à organização em que atua é preciso metodologia. Por isso, a especialização em projetos pode ser uma boa opção para crescer na empresa e ter novas oportunidades de trabalho.
Se você ainda está na dúvida se vale a pena se especializar em Gestão de Projetos, confira 6 motivos que vão ajudar a tomar essa decisão!
1. Vasto campo de atuação no mercado de trabalho
O gerente de projetos é um profissional que pode atuar em diferentes setores. Ele pode ser encarregado pela fabricação de um novo modelo de automóvel, avião ou software, por exemplo. Este vasto campo de atuação permite que você trabalhe em uma área ou empresa que tenha mais interesse ou afinidade.
“Tem crescido a frequência com que esses profissionais [especialistas em projetos] são alocados para implantação de processos e sistemas, atendimento a regulamentações, auditorias, desenho de processos administrativos, além de reestruturação de áreas em empresas que passaram por uma operação de fusão ou aquisição.”
Fonte: Guia Salarial 2017, Robert Half
Em outras palavras, se existe a necessidade de planejar, controlar e executar projetos especiais, o especialista em projetos pode ser empregado para isso.
2. Alta demanda de profissionais de Gestão de Projetos
A demanda por gerentes de projetos é alta no Brasil. Isso acontece porque esse profissional é valioso para empresas de diferentes segmentos. Afinal, ele ajuda a gerenciar melhor os recursos, aumentar a eficiência e aprimorar a performance da equipe.
“Realidade na Europa e nos Estados Unidos, a contratação de profissionais de projetos para cargos de média e alta gestão tem ganhado espaço no Brasil como solução para a área de finanças e contabilidade. Nos últimos três anos, 58% dos 100 diretores financeiros entrevistados pela Robert Half registraram crescimento neste modelo de contratação nas empresas em que atuam.”
Fonte: Guia Salarial 2017, Robert Half
A especialização em Gestão de Projetos vai abrir portas para ocupar ótimos cargos no mercado de trabalho — e ser bem remunerado por isso!
3. Boa remuneração para o profissional
Se a remuneração é um fator primordial para a sua escolha, saiba que a especialização em Gestão de Projetos não deixa você na mão. Segundo o Guia de Profissões da Catho, um gerente de projetos tem uma remuneração média de R$ 7.876,02. E esse valor pode aumentar dependendo do ramo de atuação e do porte da empresa contratante.
4. Aumento da empregabilidade
Se você está preocupado com o fato de que é difícil encontrar um emprego permanente, temos boas notícias. Um relatório salarial divulgado recentemente pela Robert Half aponta que “trabalhar como especialista em projetos aumenta a empregabilidade do profissional, que ganha experiência e conhecimento, além de abrir portas para novos mercados”.
Ou seja, você certamente terá ótimas oportunidades profissionais se investir em uma especialização e se dedicar aos estudos e ao trabalho nesta área.
5. Possibilidade de atuar temporariamente em empresas diferentes
Se você prefere novos desafios, a especialização em Gestão de Projetos vai ajudá-lo nessa tarefa. Em vez de ocupar uma posição permanente em uma única empresa, você pode trabalhar como especialista temporário. Isto é, ser contratado para exercer sua função em projetos com prazo determinado.
Esse modelo de trabalho tem uma alta demanda de profissionais especialistas. E é uma ótima escolha para adquirir bastante experiência, aumentar a sua rede de contatos e superar novos desafios.
6. Criação de uma forte rede de contatos
Profissionais especialistas em projetos criam, ao longo da sua carreira, uma forte rede de contatos. Como lidam com diferentes profissionais a cada projeto, são capazes de aumentar consideravelmente o networking. E quanto maior a sua rede, mais oportunidades podem surgir.
Agora que você já sabe como se especializar em projetos é vantajoso, que tal conhecer em detalhes uma MBA que você pode fazer a distância? Saiba mais sobre o MBA em Gestão de Projetos!