
As contribuições da engenharia para o desenvolvimento do mundo são enormes. Torna-se difícil imaginar como seria a humanidade sem seus aparatos. Ainda que essa profissão tenha participação fundamental no desenvolvimento das metrópoles e evolução da sociedade, é desconhecida por boa parte da população.
Presente em mais de 30 áreas de atuação que vão da construção civil até a aeroespacial e de alimentos, a engenharia é uma das profissões mais tradicionais no mundo.
Imprescindível para a implantação de processos de crescimento das nações nas mais diferentes formas de atuação, tornou-se um infinito campo de possibilidades para o exercício profissional, com ampla empregabilidade no mercado de trabalho.
A seguir, você vai conhecer algumas contribuições da engenharia e como ela está presente em nossa sociedade. Acompanhe a leitura!
As contribuições da engenharia para civilização
Uma ciência tão antiga quanto a própria civilização, a engenharia acompanha a humanidade desde o princípio de sua evolução. A profissão foi fundamental para criar a sociedade como conhecemos atualmente. Então associada a outras ciências, permitiu que o homem saísse de condições nômades para fixar-se em uma local, evoluindo com o uso de recursos naturais.
Essas criações que mudaram o rumo da sociedade como: alavancas, moinhos e polias, formaram a base técnica de inúmeras outras invenções mais complexas e são fruto do estudo dessa profissão.
Sendo assim, podemos descrever a engenharia como a utilização de conceitos teóricos e habilidades técnicas para o desenvolvimento. Seja de máquinas, edificações ou quaisquer outras formas de melhorar e facilitar a vida da sociedade.
A engenharia moderna tem características especiais, tratando-se de ampla e irrestrita atuação universal. Portanto, o profissional dessa área pode atuar em diferentes segmentos como: civil, de produção, materiais, e que envolvam áreas como saúde, meio ambiente e tecnologia.
Aplicação da engenharia no mundo
O mundo está cercado por diferentes feitos e aplicações de extrema importância para seu desenvolvimento e evolução, e, a maior parte deles pertence a essa área. Conheça a seguir, diferentes contribuições dessa profissão para tornar a vida de todos ainda melhor, e mais segura.
Motor de combustão
Realizando modificações em um cilindro de pistão conectado a uma bomba de água, que foi criado em 1794, o engenheiro alemão Karl Benz permitiu a criação do primeiro carro com motor movido a gasolina do mundo. Sendo uma das maiores contribuições da engenharia revolucionando a forma como nos locomovemos até hoje.

Estação espacial internacional
Criada em 1998, a estação espacial opera desde 2000, e ganha esse nome porque 15 nações tomam parte em seus programas. Nela, cientistas operam desenvolvendo experimentos impossíveis de serem realizados na terra. Seu objetivo é explorar o espaço e permitir avanços em novos materiais e tecnologia.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Uma gigante obra brasileira da engenharia, a hidrelétrica foi construída em 16 anos, com mais de 40 mil pessoas envolvidas. Atualmente, é a maior hidrelétrica do mundo em produção acumulada de energia, fornecendo 80% da energia do Paraguai, e 20% do Brasil.

Grande Colisor de Hádrons
Construído em Genebra por engenheiros, em 1954, o Grande Colisor de Hádrons é o acelerador de partículas que confirmou a existência do bóson de Higgs. Uma informação essencial para entender a origem do universo. Por isso, pertence ao maior laboratório de pesquisa em física de partículas do mundo.
Enfim, você conferiu a importância da engenharia para o desenvolvimento da civilização, transformando a sociedade como a conhecemos hoje, com grandes avanços e cheia de facilidades.
Mas, para entender como é possível tornar-se um profissional especialista na área da engenharia, você pode conhecer nosso curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho! Acesse o site e saiba mais.