
A agricultura é uma atividade extremamente afetada pelos fatores climáticos. Seja pelo excesso de chuva ou muitos dias de calor, o clima pode prejudicar a produção agrícola de muitas maneiras.
Acompanhe o artigo para saber mais a respeito dos impactos causados por essas mudanças!
O que são mudanças climáticas?
O clima é definido como um conjunto de condições atmosféricas próprias de uma região. Dessa forma, todo o ecossistema dessa área vai fluir de forma natural quando as chuvas, a temperatura e a umidade funcionam dentro dos padrões normais para a localidade.
Contudo, quando o clima se modifica, toda a produção tende a ficar comprometida. Seja temperaturas muito altas ou longos períodos de chuva, a plantação acabará sofrendo e isso afetará também os animais e as pessoas que ali habitam.
Além disso, essas mesmas mudanças de temperatura podem contribuir para a proliferação de insetos, doenças, ervas daninhas e outras pragas nocivas à lavoura.
E como elas influenciam na agricultura?
A grosso modo, o maior efeito das mudanças climáticas é o impacto na produtividade, mas isso se dá pela alteração do cenário de doenças e seu manejo.
As mudanças climáticas poderão ter efeitos diretos e indiretos tanto sobre o agente infeccioso quanto sobre as plantas hospedeiras e a interação de ambos.
Dentre os efeitos diretos está a mudança na distribuição geográfica, onde o zoneamento agroclimático da planta será alterado. Os patógenos, organismos que podem produzir doença, e outros microrganismos também serão afetados.
Dessa forma, algumas regiões serão altamente prejudicadas com novas doenças que surgirão e poderão até migrar para novas áreas.
No caso de aumento de umidade, as doenças com os oídios são favorecidas. Ela irá retirar os nutrientes das células deixando-a com um aspecto branco ou acinzentado, além da possibilidade de deixar áreas amareladas ou necróticas nas folhas.
Outro exemplo é a redução de dias com chuva no verão que pode diminuir a dispersão de diversos patógenos.
Algumas mudanças climáticas e seus efeitos:
Ondas de calor:
Quando as temperaturas diárias passam de 32°C, elas podem vir a ser responsáveis pela queda da produção agrícola. Isso porque elas interferem no desenvolvimento de órgãos vitais da planta.
Alguns especialistas dizem que por volta de 2050 a produtividade tende a ser muito menor nas culturas agrícolas devido ao excesso de calor.
Período de estiagem:
Em um período de estiagem, a massa de ar quente e seca se fixa durante um tempo, impedindo a formação da chuva.
Consequentemente, há uma baixa pluviosidade e perda de umidade no solo, e é necessário se atentar para a necessidade de irrigação mais intensa.
Chuvas e ventos intensos:

A chuva é sim boa para a agricultura, mas em excesso também pode causar problemas para a mecanização agrícola devido à inundação das áreas cultivadas.
As inundações dificultam a passagem de máquinas agrícolas na lavoura e ainda podem prejudicar as sementes. Os ventos fortes podem causar o que chamamos de acamamento, quando as plantas arqueiam ou caem, o que pode acontecer com plantações de arroz, trigo, cana-de-açúcar e soja.
Na Graduação de Agronegócios da Unigran EAD você aprende muito mais a respeito dos desafios no campo!
Nosso objetivo é capacitar profissionais para atuarem, de forma eficaz e com espírito empreendedor, em empresas próprias ou de terceiros, utilizando o raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores, avaliação, diagnóstico e criatividade frente aos diferentes contextos organizacionais e sociais.
Quer saber mais sobre o curso? Acesse nosso site clicando aqui.
Leia também: O mundo do Agronegócio: Tudo o que você tem que saber.