O mundo da Nutrição: Tudo sobre o curso!   | Blog Unigran Net

Ter uma boa alimentação é uma das bases da sobrevivência humana. Assim sendo, o papel do nutricionista na sociedade é de extrema importância e profissionais dessa área vem sendo cada vez mais procurados, seja para atuação clínica ou em empresas fechadas. 

Se você gosta dessa área e deseja segui-la, acompanhe o artigo para entender a fundo como é essa graduação e como está o mercado de trabalho! 

Como é a graduação em Nutrição?

O curso de Nutrição faz parte das Ciências Biológicas, mais especificamente na área da saúde humana. 

O nutricionista lida com as questões relacionadas com a alimentação e, também por essa razão, é um profissional indispensável no que tange a qualidade de vida dos indivíduos. 

Por mais que muitos acreditem que a atuação se limita a consultas clínicas, montagem de dietas e correção na alimentação, a realidade é diferente! Existem diferentes possibilidades para o formado em Nutrição e o mercado está valorizando cada vez mais esse profissional, uma vez que sua atuação impacta diretamente na vida das pessoas. 

A grade curricular do curso de Nutrição

Por ser uma graduação da área da saúde, a grade do curso de Nutrição conta com muitas disciplinas que dizem respeito ao corpo humano como anatomia humana, patologia e imunologia básica. 

Mas sem deixar de lado as especificidades da própria área como nutrição em saúde pública, materna, da infância, do idoso e até esportiva. 

Vale ressaltar também que, além da parte prática, a graduação na Unigran EAD também prepara o aluno com matérias que trazem uma visão mais teórica da profissão com disciplinas voltadas à ética profissional, psicologia geral e gestão  e empreendedorismo. 

(Fonte da Imagem: Revigorando).

 

Algumas outras disciplinas que também compõem a graduação são: 

  • Composição de alimentos
  • Microbiologia e parasitologia básica
  • Fisiologia humana e biofísica
  • Saúde coletiva e epidemiologia
  • Patologia e imunologia básica
  • Farmacologia básica
  • Interpretação de exames laboratoriais

Além disso, na Unigran EAD o graduando em Nutrição também tem contato com a prática de forma direta através das duas disciplinas de estágio que fazem parte da grade curricular do curso, o estágio supervisionado em nutrição clínica e em nutrição social. 

Em ambos os cenários, o aluno conta com apoio do professor para conseguir sentir como é o dia a dia da profissão tanto no âmbito clínico quanto na área social. 

  • Nutrição Clínica: Direcionada para o preparo do aluno no que diz respeito ao tratamento de diversas doenças e distúrbios do corpo através da alimentação.
  • Nutrição Social: Nessa área, o aluno e futuro nutricionista prestará assistência e educação nutricional a indivíduos sadios ou enfermos por meio de ações, programas, eventos, buscando a prevenção de doenças, promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Qual o mercado de atuação para o formado em Nutrição?

As áreas da saúde costumam ser conhecidas por ser rápido retorno, isso porque existe uma demanda constante de profissionais dessa área na sociedade. Por isso, após a conclusão da graduação em Nutrição, existe um grande campo de atuação para o novo profissional. 

Abrir o consultório acaba sendo o caminho mais popular e, também, mais escolhido pela maioria dos formados. Entretanto, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados, na indústria alimentícia, em clínicas e hospitais.

Além disso, um novo setor que está crescendo e carece da presença de um formado em Nutrição é o de alimentação coletiva. As Organizações Não Governamentais (ONGs) buscam por profissionais da área para que os mesmos possam desenvolver programas de combate à desnutrição em uma escala maior. 

Os nutricionistas podem também atuar em áreas como: 

  • atendimentos com foco em atletas e praticantes de fisiculturismo;
  • saúde pública, sendo a vigilância sanitária um dos exemplos;
  • marketing de empresas de alimentos;
  • indústria de alimentos, atuando no controle de qualidade ou sendo responsável técnico;
  • pesquisa acadêmica;
  • ministrar aulas.

Vale ressaltar que no Brasil, a profissão de nutricionista é regulamentada por lei. Portanto, quem deseja seguir carreira precisa da graduação em Nutrição em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e, na sequência, obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do estado onde trabalha.

Quais as tendências para Nutrição?

(Fonte da Imagem: Hypeness).

A Nutrição não é uma área que sai do mercado ou que se perde, mas assim como qualquer outro segmento ela se atualiza e tendências surgem.

Para você que gosta da área e deseja investir, conhecer as pautas mais importantes da área no momento é indispensável. Veja algumas: 

Alimentação vegana: 

Há alguns anos existe uma crescente na busca por alimentos sem origem animal e a tendência é que isso continue a crescer.

Portanto, para o formado em nutrição, dominar essa vertente é uma excelente alternativa para conseguir se destacar no mercado a atender essa demanda específica. 

Comida saudável e rápida: 

A Nutrição também sofreu as consequências da pandemia do Covid-19, momento em que a alimentação das pessoas teve grande mudança e a busca por comidas rápidas e que fossem, ao mesmo tempo, saudáveis, cresceu muito!

Assim, a combinação de sustentabilidade, saúde e prazer está se tornando cada vez mais importante. Em um futuro não muito distante, é provável que a indústria se concentre ainda mais nisso.

Produtos de “rótulo limpo”:

(Fonte da Imagem: Uol).

Se por um lado houve um crescimento na busca por comidas rápidas, por outro, os produtos “clean label” estão sendo cada vez mais procurados. Eles nada mais são do que aqueles alimentos que têm menos ingredientes artificiais, corantes ou aditivos.

Com isso, tanto os profissionais da nutrição quanto as indústrias precisam se preparar para responder às dúvidas da população acerca disso.

Como funciona o ensino híbrido? 

E claro, para garantir total aprendizado na formação e um melhor preparo profissional, a graduação de Nutrição da Unigran EAD é no formato híbrido. Essa modalidade de ensino nada mais é do que a união do formato presencial com o ensino remoto. 

Nesse caso, o aluno acompanha a parte teórica a partir de aulas virtuais disponibilizadas na nossa plataforma e a parte prática, por sua vez, acontece de forma presencial nos polos Unigran EAD em que essa graduação está disponível. 

O modelo híbrido de ensino dá ao aluno mais responsabilidade e autonomia, já preparando-o para a realidade do mercado de trabalho.  

Conheça mais sobre as formas de ingresso no curso de Nutrição acessando nosso site, clique aqui! 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas