
Para quem pratica exercícios ou esportes, o objetivo é sempre ter o melhor desempenho e isso está muito relacionado com a alimentação. Com isso em mente, a nutrição esportiva tem crescido no mercado e sendo cada dia mais procurada por quem deseja otimizar os treinos.
Acompanhe o artigo para saber mais dessa área em crescimento e sua importância!
O que é Nutrição Esportiva?

O esforço físico em excesso pode causar alterações fisiológicas e desgaste nutricional, por isso o acompanhamento de um profissional se faz essencial.
Com essa percepção, no Brasil, a Nutrição Esportiva é uma das especialidades que mais crescem. Não só atletas, como também praticantes de atividade física tem procurado por esses profissionais visando não apenas um melhor desempenho, como também fazê-lo sem afetar a saúde entrando em dietas exageradas e prejudiciais.
A Nutrição Esportiva é, portanto, uma especialidade da nutrição destinada ao atendimento daqueles que querem mudar a composição corporal e potencializar o rendimento.
Contudo, além de objetivar indivíduos mais saudáveis, o nutricionista esportivo atua no sentido de melhorar o desempenho de seus pacientes na prática do esporte. Assim, a base dessa ciência é a união dos benefícios desses dois pilares da boa saúde: exercício e alimentação.
O nutricionista esportivo
Tendo como base o que é a Nutrição Esportiva, o profissional que segue por essa área precisa analisar o estilo de vida e práticas alimentares dos indivíduos. Porém, também se faz necessário estar presente em ambientes esportivos, academias, consultórios e outros.
No caso dos atletas profissionais, o nutricionista esportivo, na maioria das vezes, atuará de forma integrada a uma equipe multidisciplinar. Assim, fará uma análise do histórico do paciente e seus hábitos a fim de montar um plano alimentar totalmente personalizado para contemplá-lo, trazendo equilíbrio do corpo e melhoria no desempenho.
Para montar um plano alimentar, muitas questões são analisadas visando uma boa performance. Desde a composição dos alimentos, a hidratação e quantidade da mesma. Portanto, essa é uma área de atuação que exige um conhecimento profundo da rotina de treinos do paciente para que haja uma carga energética e proteínas suficientes para a recuperação dos músculos.
Vale ressaltar que o nutricionista esportivo também decide pelo uso ou não uso de suplementos!

O impacto da Nutrição Esportiva no desempenho dos atletas
O nutricionista tem amplo domínio sobre a composição dos alimentos e o impacto dos exercícios físicos no corpo humano. Dessa forma, a Nutrição Esportiva une esses dois conhecimentos a fim de ajudar os atletas a implementarem regimes alimentares adequados às suas práticas esportivas.
De modo geral, os alimentos incluídos na Nutrição Esportiva visam fornecer energia, fortalecer e reparar tecidos, manter e regular o metabolismo. Logo, quando o atleta conta com um plano alimentar, há um grande impacto positivo na prática de exercícios e seus resultados são muito mais satisfatórios.
Além disso, existem mais benefícios, destacando os principais:
- Previne do desgaste natural das cartilagens e ossos;
- Evita que as vitaminas e minerais do corpo se desajustem por causa da nova atividade física inserida na rotina;
- Acelera a recuperação muscular e ajuda a diminuir as gorduras do corpo;
- Contribui para que a recuperação do corpo seja mais fácil após o treino.
Por esses inúmeros benefícios, a Nutrição Esportiva se tornou uma área em destaque e que tende a continuar crescendo no mercado, uma vez que a busca por uma vida mais saudável teve um aumento expressivo durante a pandemia e perdura até os dias atuais.
Mas se você tem curiosidade sobre a faculdade de Nutrição de modo geral e também quer conhecer as as demais possibilidades de atuação, leia: O mundo da Nutrição: Tudo que você precisa saber sobre a graduação!