O poder de influência do Pinterest | Blog Unigran Net

Quem nunca se pegou buscando referências para uma arte, para decorar um ambiente ou até mesmo para se vestir? Conhecido por inspirar essa criatividade e apresentar estéticas para todos os gostos, o Pinterest está crescendo e o seu poder de influência também! 

Acompanhe o artigo para conhecer o poder dessa plataforma e como usá-la a seu favor no mercado.

Primeiro: O que é esse tal de Pinterest? 

Com uma ideia um pouco parecida com o Instagram, o Pinterest é uma rede social com foco no compartilhamento de imagens e vídeos. 

Sua estrutura remete a um mural e permite que os usuários fixem fotos inspiradoras em seu perfil e até mesmo separe-as em pastas organizadas por assuntos, tópicos ou preferências diversas. 

A partir dessa ideia, recentemente, o Pinterest tornou-se também uma ótima ferramenta para o marketing digital e vendas online. Isso porque, ele é uma plataforma online de descobertas visuais.

Como usar o Pinterest para vendas?

Por ser uma plataforma totalmente visual, deve-se ter em mente que a sua ação de Marketing no Pinterest deve ser pensada estrategicamente para chamar atenção do seu público. 

Mas, muito mais do que uma foto bonita ou uma arte diferenciada, esse conteúdo deve também estimular criatividade ou inspiração, uma vez que esse é o foco principal dos usuários. 

Para dar aquela mãozinha nessa missão, a plataforma disponibiliza algumas formas de criar. Veja: 

Rich pins | Pins avançados

Pins avançados (Rich Pins) trazem informações mais ricas sobre as imagens que estão sendo veiculadas na plataforma.

Nesse caso, todo o usuário que salvar aquela imagem terá acesso a informações que vão além do título ou descrição da imagem. 

Os rich pins são gratuitos e disponíveis apenas para contas business. Existem 4 tipos:

  • Produto: Incluem preço, disponibilidade em tempo real e link de compra;
  • Receita: Informam ingredientes, modo de preparo e porções;
  • Artigo: Mostram título, autor e um trecho do texto;
  • Aplicativo: Incluem um botão para instalar.

Shop the Look

Já a ferramenta “Shop the Look” é uma iniciativa do Pinterest que está ligada à venda de forma totalmente direta. 

(Fonte da Imagem: Grande Consumo).

Por meio desse recurso, o usuário pode ser direcionado para o link de compra de algo que tenha visto em uma imagem através de um botão. 

Assim, além de inspirar o usuário, o mesmo pode tirar essa inspiração do papel e trazê-la para pertinho ao efetuar a compra. Uma oportunidade e tanto para as empresas!

Pinterest Ads

(Fonte da Imagem: Hoot Suite).

Pinterest Ads é a parte de publicidade da plataforma. Assim, é possível patrocinar pins, em formato de imagem, vídeo e carrossel, além de definir um público-alvo específico e mensurar os resultados do investimento. 

Assim, as marcas têm mais uma ferramenta para aumentar o alcance do seu perfil ou gerar mais tráfego e conversões. Legal, não é?

Com todas essas ferramentas disponíveis na plataforma, não investir no Pinterest é um erro, principalmente quando consideramos o seu poder de influência. 

Esse é apenas um dos motivos pelos quais os profissionais de comunicação devem manter-se atualizados em novos aplicativos, mas também no crescimento de plataformas já antigas. 

Tudo isso ajudará na hora de criar as melhores estratégias de negócio, assim, cada cliente poderá surfar nas trends, otimizar suas vendas, gerar conexão com seu público e posicionar-se melhor em relação aos seus concorrentes. 

Leia também: Por que se especializar em comunicação e marketing?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas