O mundo do Marketing: Saiba tudo sobre o curso! | Blog Unigran Net

Toda a comunicação comercial que vemos nas redes sociais ou, até mesmo fora delas, teve início em um profissional de Marketing. Capacitado para apresentar as melhores estratégias, esse já é um setor indispensável para qualquer empresa que deseja não apenas crescer, mas se manter em ascensão no mercado. 
E se você tem curiosidade sobre esse curso e quer saber tudo sobre o mundo dos marketeiros, está no lugar certo! Acompanhe o artigo e boa leitura.

O que é Marketing?

Começando no princípio de tudo, Philip Kotler, considerado um dos grandes estudiosos do marketing, afirma que o Marketing é “um processo gerencial e social pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

Dessa forma, fica claro que o Marketing vai muito além das ideias formadas na cabeça de apenas peças publicitárias, comerciais de televisão, postagens no Instagram ou aquilo que ouvimos nas rádios. 

Essa área envolve estratégia, ações específicas de pesquisa, planejamento, tudo visando aumento da captação de novos clientes e fidelização dos antigos. 

Portanto, de modo geral, o Marketing busca táticas que ajudarão uma empresa a entender melhor as necessidades dos seus clientes e a se posicionar de maneira inteligente no mercado. 

A era Pré-Marketing:

Antes do Marketing como temos hoje, o mundo enxergava as possibilidades explorar todo o potencial da técnica para maximizar suas vendas. Isso porque a demanda era muito maior do que a oferta, logo, tudo o que era produzido tinha consumo garantido e fácil distribuição.

Mas com o passar do tempo, um pouco antes das grandes guerras, nasceu um processo chamado Revolução Industrial, que mudou nossa forma de pensar, trabalhar, produzir, comprar e vender. 

Esse período foi responsável pelo desenvolvimento não apenas do Marketing, em sua forma crua, como também dos primeiros passos da Administração. (Leia mais clicando aqui). 

Durante a Revolução Industrial houve um grande aumento nas produções mundiais e, consequentemente, a oferta aumentou muito em relação à demanda. Assim, os clientes passaram a ter mais escolha e poder de decisão entre um produto e outro. 

Com isso, nasceu a concorrência e se fez necessária a diferenciação de marcas.

A origem do Marketing Pós-Guerra:

Depois das grandes guerras do início do século 20, a Revolução Industrial se intensificou e as marcas passaram a investir em propaganda para sanar seus problemas de venda e se diferenciar das demais empresas. 

Porém, como era feito de qualquer jeito e sem nenhuma estratégia, não havia o resultado que desejavam e com isso, surgiu o Marketing. A fim de construir um bom discurso que fosse capaz de melhorar as empresas e minimizar as perdas com a Revolução Industrial.

Alguns setores como o de alimentos industrializados, cigarros, bebidas e produtos de limpeza precisavam mais do que um bom discurso para vender mais, era preciso entender o cliente para conquistá-lo, retê-lo e lucrar ao longo do tempo. 

Como se deu o Marketing nos meios de comunicação?

Essa evolução do Marketing nos meios de comunicação é muito notável. O telefone fixo, pouco usado atualmente, foi uma das primeiras ferramentas a serem utilizadas para as estratégias de Marketing. Assim, através dele foram feitas transmissões dos produtos das empresas. 

Com o passar do tempo, chegaram os anúncios impressos. Em seguida vieram as rádios e a TV que seguem em alta. 

Já a origem do marketing digital aconteceu praticamente junto à própria era digital, com os celulares, computadores e, claro, a internet. 

(Fonte da Imagem: Echosis).

Objetivos do Marketing além da venda:

Os objetivos do Marketing vão muito além da venda! Assim sendo, através de um trabalho estratégico e segmentado é possível ajudar a empresa a alcançar diferentes resultados. Os mais comuns são:

  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a visibilidade tanto da marca como dos produtos, diferenciando-a da concorrência;
  • Gerenciar a marca, construindo-a na mente dos consumidores e fortalecendo a sua imagem;
  • Construir boas relações com todos os stakeholders da empresa, como consumidores, colaboradores, fornecedores, imprensa, governo, acionistas etc.;
  • Educar o mercado, produzindo conteúdo relevante;
  • Engajar os colaboradores, por meio do endomarketing, melhorando a comunicação interna.

Assim, o Marketing pode trabalhar tanto em parceria com a área de publicidade, como de administração. 

No caso da publicidade, ele atua desenvolvendo ações que ajudem a divulgar o produto e a empresa e a fortalecer a imagem do negócio.

Já na administração, o profissional irá direcionar a missão, visão e valores do negócio, além de contribuir para o planejamento estratégico da empresa. 

As áreas do Marketing:

A formação em Marketing abre um grande leque para os profissionais atuarem na onde mais lhe agrada, dentre as principais áreas estão: 

Marketing cultural: Estratégia usada para agregar valor à marca por meio de patrocínios a projetos culturais;

Inbound Marketing: O principal objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar clientes. 

Marketing digital: Estratégias online para atrair novos negócios, se relacionar com o público e fortalecer a marca;

Endomarketing: Estratégia de marketing institucional focada em ações internas;

Marketing esportivo: Uso do esporte como ferramenta de comunicação;

Marketing operacional: Operações que possam contribuir para que uma empresa conquiste seus objetivos estratégicos no tempo estabelecido previamente;

Neuromarketing: Visa o entendimento dos comportamentos do consumidor a fim de identificar as motivações que o fazem preferir uma marca. 

Marketing político: Divulgação de ações e ideias de um partido político, além de fortalecer a imagem e aproximá-lo da população;

O profissional de marketing:

O profissional de marketing tem como principal função usar seus conhecimentos para aumentar as vendas de um produto, além de atuar na formação de uma identidade para uma determinada organização. 

Nesse trabalho estão incluídas a criação de estratégias que mostrem quais são os posicionamentos das empresas, seus valores, missões e visões. 

Dessa forma, o profissional irá atuar na construção e fortalecimento de um relacionamento com aqueles que se identificam com esses pilares. 

Portanto, quando se fala de um bom profissional de marketing, características que costumam ser listadas são criatividade, boa comunicação  e domínio das novas tendências. 

Mas tudo isso deve estar relacionado com os conhecimentos previamente obtidos em uma Graduação e especialização na área. Assim, ele conseguirá conectar sua criatividade, boa comunicação, domínio de tendências com seus conhecimentos na área. 

Leia também: O papel da criatividade na resolução de problemas.

A graduação em Marketing: 

O curso de Marketing da Unigran EAD é avaliado em nota 5 no MEC, sendo essa a nota máxima! Isso porque, além de uma grade que entrega tudo o que é necessário para preparar os alunos para o mercado, estamos atentos às mudanças que abrem novas áreas de atuação aos futuros profissionais, com empreendedorismo e inovação. 

Assim, nosso objetivo é preparar profissionais para oferecerem soluções estratégicas e eficazes, atendendo as demandas do mercado na área de marketing e considerando o contexto local e as particularidades de seus clientes.

Estude Marketing na Unigran EAD, aqui o ensino é de excelência e nota 5 pelo MEC! Clique aqui para consultar as formas de ingresso e a grade curricular. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas