
Se você é fã de Rock’n Roll, deve se lembrar que no 13 de julho de 1985 acontecia o marcante festival musical: Live Aid. A festividade aconteceu em Londres, Filadélfia, Moscou e Japão. Com dezenas de artistas nos palcos, o objetivo do evento era arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia.
Phil Collins, um dos artistas participantes, considerou esse um importante marco para a história da música e proclamou o dia 13 de junho como o dia mundial do rock.
E para celebrar essa data em grande estilo, nada como relembrar ícones do rock que marcaram a história. Confira!
The Beatles:
É difícil encontrar alguém que não conheça a famosa capa do álbum “Abbey Road” e que até já tenha tentado reproduzir essa icônica fila indiana nas faixas de pedestre com os amigos.

Formada por John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison, o grupo foi criado em 1957, e se chamava inicialmente de “The Quarrymen”, que era uma homenagem ao nome do colégio em que estudavam.
Em 1960 a banda mudou o nome para “The Beatles”, porém, apenas em 1962 se apresentou com a formação definitiva. No mesmo ano, o grupo gravou a música “Love Me Do”, ficando em primeiro lugar em todas as paradas de rádios britânicas.
O impacto dos Beatles para o mundo da música é indiscutível! Isso porque, carregam letras marcantes e efeitos fortes de guitarra. A banda fez sucesso em praticamente todos os seus discos e deu origem aos famosos clipes de músicas que atualmente são tão comuns entre os artistas.
Queen:
A banda que revolucionou a maneira de fazer Rock’n roll! Queen foi uma banda britânica fundada em 1970, permanecendo com a formação original até 1991, sendo ela o emblemático Freddie Mercury, Brian May na guitarra, Roger Taylor como baterista e, no baixo, John Deacon.
O Queen soube unir a música erudita ao rock e ficaram conhecidos, principalmente pela entrega em seus shows, com altíssimo nível de qualidade nas letras, melodias e execução de cada uma das músicas.
O sucesso mundial “Bohemian Rhapsody” trouxe para fora o estilo ousado de Freddie. A música já havia sido pensada em sua cabeça mesmo antes da banda existir. Também por isso, o vocalista basicamente guiou todos os outros integrantes durante a gravação da faixa, que levou tempo e foi feita por partes usando até mesmo diferentes estúdios.

Algumas sessões chegaram a durar até 12 horas e várias camadas de gravação nas fitas, que foram usadas até o limite. Mas depois de ver o resultado final, tudo valeu a pena.
Em 1977 hits como “We Will Rock You” e “We Are the Champions” levaram os quatro integrantes para os quatro cantos do mundo. Então, atingiram o ranking das bandas que mais venderam discos na história da música, do início até o fim em 1991.
De Nirvana a Lady Gaga, astros do pop, do rock, da música indie e de tantos outros gêneros costumam citar o Queen como influência em suas carreiras.
David Bowie:
O camaleão do rock, David Bowie construiu um legado excepcional sustentado por seu talento e versatilidade. A sua capacidade de se reinventar fez com que ele se tornasse um dos maiores nomes do rock contemporâneo.

Alguns dos sucessos que fazem parte da trilha sonora da nossa vida – como Life on Mars e Ziggy Stardust – ficaram eternizados na voz dele.
Aos 15 anos Bowie montou uma banda e lançou o seu primeiro single. Em 1969 acertou na mosca ao lançar Space Oddity, ano em que o homem chegou à lua.
Ele experimentou de tudo um pouco: do rock pesado ao experimental, lançou discos conceituais e brincou com os limites da música – além de fazer alguns trabalhos como ator.
Raul Seixas:
E não é só fora do país que encontramos um rock de qualidade! O Brasil também tem em sua história ilustres músicos que, com suas bagagens e visões de mundo, trouxeram poder a esse gênero musical.
Raul Seixas, um baiano nascido na capital Salvador, ficou conhecido como um dos maiores representantes do rock no Brasil e não à toa.

A sua carreira começou ainda na adolescência com a criação da banda Os Panteras, que lançou um disco em 1968.
Depois disso, Raul continuou produzindo ao longo dos anos sozinho e com parceiros. São da autoria dele os sucessos Maluco Beleza e Ouro de Tolo.
Com uma vertente muito espiritual, Raul foi ligado ao ocultismo e se interessou por filosofia e psicologia. Dessa forma, todos os seus interesses refletiam nas letras das suas canções que ecoam pelos quatros cantos do país até os dias de hoje.
Rita Lee:
Rainha do Rock Nacional, Rita Lee é uma figura transgressora que quebrou muitas barreiras de gênero. Assim, ela se consagrou como uma das vozes mais importantes do Brasil!
Rita iniciou sua carreira em 1963, mas foi a partir de 68, na companhia do grupo Os Mutantes que alcançou o sucesso com grandes hits.
Antes de lançar carreira solo, a cantora ainda teve a banda Tutti Frutti, com quem lançou o álbum “Fruto Proibido”, que é visto até hoje como um dos mais importantes da história do rock nacional.
Rita Lee ficou marcada por inúmeros sucessos que vão do rock ao pop, além disso seu estilo influenciou e influencia até hoje jovens e adultos.

Se você é apaixonado por música, existem inúmeras possibilidades de transformar essa paixão em uma carreira de sucesso! Ainda que você não toque nenhum instrumento ou cante, o mercado musical carece de muitos outros profissionais, principalmente na área de tecnologia.
Profissionais formados em Engenharia de Software, Produção Publicitária ou Marketing são grandes exemplos de como é possível mergulhar de cabeça no mundo da música mesmo fora dos palcos! Então, não se limite quando o assunto é música!
Leia também: Carreiras de tecnologia no mercado musical