
O que torna uma experiência de viagem inesquecível? Claro que o destino é muito importante, mas a hospedagem é responsável por, pelo menos, 50% de toda essa avaliação de cada turista. Por isso, a busca por profissionais de Hotelaria que compreendam as exigências de mercado e estejam dispostos a torná-las reais, só cresce!
Acompanhe o artigo para entender a fundo como o curso de Hotelaria e Meios de Hospedagem funciona, quais as possíveis atuações e o perfil esperado desse profissional.
Como é o curso de Hotelaria?
Diferente do que se pensa, o curso de Hotelaria não é voltado para os profissionais que ficam exclusivamente na recepção de hotéis. Existe uma gama de possibilidades para os graduandos nessa área e isso é o que iremos te apresentar hoje!
O curso de Hotelaria é uma graduação de nível superior com titulação tecnológica e duração média de três anos.
Durante a formação, o curso habilita os alunos ao domínio de direção de hotéis, pousadas, spas e diferentes tipos de alojamento e estadia.
O formado em Hotelaria fica responsável pela contratação e supervisão de profissionais, sempre agindo de forma objetiva. Além disso, o Hoteleiro se certifica de que as instalações estejam funcionando de forma adequada, pensando também em estratégias de comunicação e marketing, além de se envolver na organização de eventos.
Por fim, indo além desse ambiente de hospedagem, os conhecimentos ofertados durante a formação possibilitam que os formandos atuem em empresas de organização, gestão e espaços de eventos, empresas de lazer e entretenimento.
A grade curricular do curso de Hotelaria
Ao longo de sua preparação acadêmica, o tecnólogo é capacitado para gerenciar o departamento de hospedagem.
Desde a parte operacional, até a criação do planejamento de curto a longo prazo e, gerencia o departamento de alimentos e bebidas.
Confira algumas disciplinas presentes na grade curricular de Hotelaria:
- Gestão de Recursos Humanos
- Inovação e Empreendedorismo
- Introdução ao Estudo do Turismo
- Meios de Hospedagem e Hospitalidade
- Operação de Governança Hoteleira
- Lazer e Recreação nos Meios de Hospedagem
- Planejamento e Organização de Eventos
- Controle Financeiro Hoteleiro
- Gestão Comercial e Mercadológica
O profissional de Hotelaria

Assim como as demais áreas no mercado, na Hotelaria também existe um perfil que o profissional deve atender na hora de exercer sua função.
Dentre as características estão o dinamismo, aptidão no atendimento ao público, pensamento rápido, proatividade e estar acostumado a apresentar soluções rápidas para os problemas. Isso porque, nesse setor, será comum que alguns improvisos sejam necessários em razões externas como atrasos ou até clima que pode atrapalhar alguma tarefa programada aos hóspedes.
E, como o setor hoteleiro é muito conectado ao Turismo, o profissional dessa área deve também ter conhecimentos nessa área, seja na cultura brasileira ou na tradição de demais países.
Outros pontos que podem vir a fazer parte do perfil do Hoteleiro são:
Domínio de uma língua estrangeira:
Um hotel, pousada ou qualquer outro ambiente especializado em hospedagem, está sujeito a receber hóspedes de diferentes lugares do mundo. Também por isso, o profissional de hotelaria se destaca no mercado quando domina uma língua estrangeira, com ênfase no inglês, por ser considerado o idioma universal.
E, claro, além de ser uma vantagem para o seu currículo em território nacional, isso também poderá abrir portas para uma carreira fora do país.
Conhecimento híbrido:
É interessante conciliar conhecimentos das áreas de Administração, Marketing, Logística que, por vezes, o ajudarão no dia a dia da profissão.
Em outras palavras, o hoteleiro é, sobretudo, híbrido. Sua atuação envolve a mistura de conhecimentos práticos e teóricos, que, somados, potencializam suas habilidades gerenciais.
Quais são as áreas de atuação?
Após a conclusão na graduação em Hotelaria, o profissional torna-se apto para trabalhar no atendimento de hotéis, pousadas ou demais estabelecimentos de hospedagem. Bem como, gerenciamento de eventos, cuidar da logística de empresas de turismo ou, até mesmo atuar no turismo de forma mais direta, como criando guias, montando roteiros de viagem, etc.
Para aqueles que desejam se profissionalizar em uma área mais específica, é possível ainda fazer uma pós-graduação visando se especializar em cozinha de hotel, atendimento ou até mesmo marketing aplicado a essa necessidade específica.
O curso de Hotelaria na modalidade tecnólogo costuma ocupar cargos mais bem pagos, isso se dá devido à formação teórica que essa formação oferece.

E vale lembrar que, assim como as demais profissões, é possível empreender no setor de Turismo e Hotelaria. Nesse caso, as oportunidades de ganho podem ser muito maiores, desde que o negócio seja próspero.
Por que escolher o ensino a distância?
Se você chegou até aqui e notou que Hotelaria pode ser a melhor escolha profissional para você, é hora de escolher a modalidade de ensino que mais lhe atenderá.
Quando se fala sobre isso, é impossível não pensar no método de ensino a distância. Apesar de ter crescido durante a pandemia, esse já era um formato de ensino adotado há muito tempo. A Unigran EAD, por exemplo, já está há 15 anos ofertando mais de 35 cursos a distância.
E, para quem tem uma rotina corrida ou deseja mais conforto na hora de conquistar o diploma, o ensino EAD é a melhor opção!
Os cursos EAD da Unigran são todos reconhecidos pelo MEC e com excelência de ensino. Em uma plataforma própria, o aluno pode acessar as aulas onde e quando quiser, basta estar conectado a internet. E, o melhor: você cursa apenas uma disciplina por mês, o que te ajuda a absorção total daquele conteúdo, sem confusão alguma.
A sua formação a um clique de você! Formação essa que lhe entregará todo preparo profissional necessário para se destacar no mercado. Conheça mais sobre as formas de ingresso no curso de Hotelaria e Meios de Hospedagem clicando aqui!