
Ao contrário do que muitos imaginam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis.
A sustentabilidade no design de interiores deve pensar em toda a cadeia produtiva. Ela deve observar desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte no futuro.
Um design sustentável:
A sustentabilidade é uma questão que está sendo muito discutida e incentivada, por conta das preocupações com os recursos naturais do planeta.

Com isso, diversos segmentos do mercado têm atraído cada vez mais investimentos para iniciativas sustentáveis e Design de Interiores não ficou de fora!
A sustentabilidade nesse meio, ao contrário do que muita gente pensa, não está apenas nas plantas ou em móveis de materiais recicláveis.
A própria economia de energia está relacionada a esse meio, evitando desperdícios ao criar um ambiente que aproveite ao máximo as fontes de iluminação e ventilação naturais.
Mas, além disso, o projeto de Design de Interiores sustentável baseia-se na escolha de materiais que sejam duradouros para que não venham a ser descartados no meio ambiente gerando lixo em excesso.
Como investir em um design sustentável?
Matéria prima natural e reciclável:
Para investir em um Design sustentável, podemos começar com a própria matéria prima priorizando as naturais e recicláveis.
Ainda que você não queira construir todo um ambiente seguindo esse mesmo padrão, sempre que possível, escolha produtos desenvolvidos a partir de materiais naturais. Mas, se atente também se eles foram extraídos de forma certificada e totalmente segura – selo verde.
Quanto aos materiais recicláveis, hoje é possível encontrar tecidos feitos a partir do plástico encontrado nos oceanos. E também móveis feitos com sobras de madeira da indústria.
Consumo em excesso:
O famoso “minimalismo” não é uma grande novidade e, esse termo está totalmente relacionado ao movimento de sustentabilidade.
Um bom projeto de Design de Interiores deve ser equilibrado, funcional e bem pensado. Quando se fala sobre excessos então, não há mais espaço para isso nos dias atuais.
Ah! E o luxo também não deve se confundir com essa ideia de excesso. Ambientes luxuosos contam com materiais nobres, contudo eles devem ser bem distribuídos e balanceados no espaço.
Aproveite ao máximo os recursos naturais:
Por fim, algo totalmente atrelado a um projeto de Design de Interiores sustentável, está o aproveitamento máximo dos recursos naturais.
Na hora de projetar um ambiente que tenha como objetivo um estilo de vida sustentável, deve-se ter o cuidado de, estrategicamente, aproveitar toda luz natural para que as lâmpadas artificiais não sejam tão usadas.
Mas, além disso, também é interessante pensar na ventilação desse ambiente, uma vez que reduzir o uso de ventiladores e ar-condicionados também é sustentabilidade.
Com isso notamos o quão importante é que o profissional de Design de Interiores se mantenha conectado com as atualidades e com o que o mercado está procurando e esperando de seu trabalho. A sustentabilidade é apenas uma das novas esferas!
Ainda não conheço muito sobre as possibilidades desse profissional? Fique tranquilo. Temos um conteúdo que explica tudo sobre esse universo (origem, importância, áreas de atuação, dia a dia do profissional). Basta clicar aqui!