Você sabe o que é o Exame de Suficiência Contábil? | Blog Unigran Net

Os profissionais da área de contabilidade, antes de conseguir o seu registro, precisam passar por uma prova que irá validar seus conhecimentos: o Exame de Suficiência Contábil.

Nesse artigo você irá entender o que é e como funciona essa prova tão importante para que esse profissional entre no mercado de trabalho. Acompanhe!

O que é o Exame de Suficiência Contábil e como surgiu?

A Contabilidade já é uma área de atuação antiga, originada antes mesmo da Revolução. No Brasil, o curso de ciências contábeis foi instituído pelo Decreto-Lei Nº 7.988/1945, enquanto o Exame de Suficiência foi criado em 1999, pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) n° 853/99.

“Mas o que é e para que serve esse exame?” Organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o Exame de Suficiência de Contabilidade é uma prova direcionada aos bacharéis e técnicos contábeis. 

Em tese, ele servirá para validar aquele profissional como capaz de atuar no mercado de maneira coerente. Muito parecida com a prova realizada por formandos em direito, o Exame de Suficiência de Contabilidade é a forma de conquistar o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e, dessa forma, ser efetivamente um contador. 

Como o Exame de Suficiência de Contabilidade funciona?

Em média, a prova tem 50 questões de diversos temas fundamentais da Contabilidade. Dessa forma, o recém-formado irá mostrar seu conhecimento e capacidade de atuar na área contábil. 

E o que é necessário para garantir aprovação? Embora diversas disciplinas e fundamentos sejam abordados na prova, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões.

Quais disciplinas compõem a avaliação?

Mesmo com uma quantidade pequena de questões, o Exame de Suficiência Contábil possui uma abrangência muito grande. O Conselho Federal de Contabilidade avalia o candidato dentro de treze matérias divididas entre as específicas e as gerais:

Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Controladoria; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Teoria da Contabilidade; Matemática Financeira e Estatística; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Língua Portuguesa Aplicada.

E o que fazer depois de aprovado no exame? Nesse caso, há um prazo de dois anos para o candidato solicitar o seu registro ao CRC e, após concluído, poderá atuar como profissional, seja contratado ou de maneira autônoma. 

Dicas para se sair bem no Exame:

Como qualquer grande prova, para garantir bons resultados no Exame de Suficiência Contábil é necessário dedicar tempo nos estudos. Ainda que as disciplinas sejam próximas ao candidato, é importante reservar o tempo de revisão e estudos aprofundados das matérias que aparecerão dentro das questões do exame. 

(Fonte da Imagem: Freepik).

A dica da Unigran EAD para você é priorizar os temas que você tem mais dificuldade ou não tem tanto conhecimento e buscar por exercícios das provas de anos anteriores. Dessa forma, você conhecerá o nível do exame e terá mais segurança na hora de fazê-lo para valer. 

Ah! E não esqueça de conferir os temas que as pessoas mais erram e dedique um tempo exclusivo para esses conteúdos. Alguns deles são: Contabilidade de custos, contabilidade geral, matemática financeira, contabilidade pública e contabilidade gerencial. 

Lembre-se que nesta prova, você não estará competindo com ninguém, então procure manter a calma e dê o seu melhor para atingir a nota necessária. 

O Exame de Suficiência Contábil acontece duas vezes ao ano em mais de cem cidades pelo país. Acesse o site do Conselho Federal de Contabilidade para obter mais informações sobre datas e locais de prova. 

E se você ainda não iniciou a sua graduação, mas também quer atuar na área de contabilidade, te convidamos a conhecer o Unigran EAD. 

Aqui você estuda Ciências Contábeis em uma plataforma própria e que te possibilita criar seus próprios horários e ritmo de estudo. 

Você pode ingressar pelo vestibular da instituição, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), transferência de outras IES ou como portador de diploma. Clique aqui para saber mais sobre o curso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas