
Para os leigos, o estagiário pode ser visto como o “faz tudo” de uma empresa, mas essa é, na verdade, uma oportunidade e tanto para crescer profissionalmente!
Vamos falar então sobre a importância do estágio no começo da sua carreira. Acompanhe a leitura!
Teoria X Prática

Durante os anos da sua graduação é muito comum que a sua grade curricular conte com muitas matérias onde a teoria é a parte mais importante daquela disciplina. Isso porque conhecer a fundo determinada área antes de colocar em prática é essencial para evitar erros e encontrar as melhores soluções, independente da área.
Contudo, assim como a teoria é muito importante para diminuir essa margem de erros e dar mais confiança aos profissionais, a prática também é indispensável!
De fato, colocar em prática tudo o que você aprende em sala é um grande desafio. Existem alguns cursos que propõem atividades que, durante a própria formação acadêmica, estimulam essa ação em cima da parte teórica. Entretanto, quando se há a oportunidade de entrar no mercado de trabalho para praticar tudo isso, é muito melhor!
Benefícios do estágio para a formação profissional
Como já dito, o estágio torna essa prática possível, mas não é apenas esse o benefício de assumir esse cargo ainda durante a sua formação. Conheça outros benefícios:
Gerar networking:
O networking é uma ferramenta poderosa para a carreira, principalmente quando se está começando.
Para o estagiário, será possível absorver conhecimento do ambiente inserido, entender o dia a dia da área, ouvir conselhos tanto dos donos como dos demais colaboradores. E, a partir disso, também se apresentar como alguém interessado em crescer e disposto a aprender.
O estágio é, sem dúvida, a oportunidade mais adequada de construir uma base de contatos profissionais e, quem sabe, após a conclusão do curso, já garantir a sonhada carteira assinada. Ou, em caso de não conseguir uma vaga na empresa onde estagiou, terá no currículo o benefício de uma experiência na área fora da sala de aula.
Aprender com quem tem experiência:
Aquele ditado “vivendo e aprendendo” não poderia ser mais real nessa situação. É sabido que os profissionais que já têm dois, cinco ou dez anos de mercado, têm muito mais conhecimento a respeito do que é tendência, de como se comportar em determinadas situações e prever os próximos movimentos de mercado.
Aprender com essas pessoas ajudará o estagiário a já se formar com uma maturidade profissional que, para os demais, será mais difícil construir.
Conhecer a prática da sua profissão:

É sabido que no mercado de trabalho muitas coisas são diferentes daquilo que na teoria parece infalível. Por essa mesma razão, muitos profissionais acabam ficando um pouco frustrados e até perdidos quando entram no primeiro emprego na área.
Nesse caso, o estágio é excelente para apresentar essa realidade ao aluno. Isso inclui todas as dificuldades, questionamentos, e também as vantagens — como os talentos que serão desenvolvidos com essa prática.
Além disso, o estagiário pode encarar esse momento como uma fase de “testes”, uma vez que em qualquer graduação, a atuação conta com um grande leque de possibilidades. Através de um estágio, torna-se possível desenvolver um plano de carreira, ajudando-o a decidir qual caminho seguir e em qual área se especializar.
Isso também significa que essa é a melhor forma de confirmar sua vocação ou descobrir se a escolha não foi equivocada, a tempo de trocar de curso antes de se graduar.
Criar e aprimorar a sua identidade profissional:
Qual a sua identidade profissional? Além das competências técnicas e intelectuais que você aprende na faculdade, existem outros fatores que o tornam o profissional que você é.
Essa é a sua identidade no âmbito do trabalho, o conjunto de características, únicas e pessoais, que você demonstrará no exercício da profissão.
Se você trabalha com comunicação, precisa ser criativo, dinâmico e versátil. Já se você está em um cargo de gestão e administração, a proatividade, a liderança e a capacidade de organização serão muito importantes para o desempenho de suas funções.
Portanto, a identidade profissional deverá estar alinhada ao cargo que será assumido, uma vez que essas aptidões pessoais irão refletir na sua atuação. E elas podem — e devem — ser reforçadas e aperfeiçoadas constantemente, levando em conta tudo que é necessário para se tornar ainda melhor na área em que você está inserido.
Leia também: Soft skills e sua relevância para o mercado de trabalho
A importância do estágio para alcançar altos cargos
Todo mundo começou lá embaixo e o primeiro passo pode dar medo, parecer difícil, mas é o que torna essa jornada real e possibilidade a chegada até o lugar desejado.
Além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho e proporcionar autonomia financeira aos estudantes, o estágio profissional servirá de alicerce para construir uma carreira de sucesso. A partir de um bom comportamento nesse período, as indicações surgirão, novas portas se abrirão e as oportunidades tendem a ser cada vez melhores.
Profissionais que passam por experiências de estágio têm a oportunidade de construir uma carreira mais flexibilizada. Isso porque adquirem conhecimento em setores e áreas diferentes e aprendem cedo a lidar com dificuldades que não podem ser previstas por nenhuma teoria.
Não restam dúvidas de que a importância do estágio na formação é grande e que essa experiência é um ponto-chave para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais qualificados. Então, por que não dar esse passo?
Uma carreira brilhante te espera e, se você ainda não deu início a sua graduação, na Unigran EAD essa ainda é uma possibilidade! Contamos com cursos de humanas, exatas e biológicas na modalidade a distância, assim você encaixa os estudos a sua rotina cursando uma disciplina por mês. Acesse o nosso site e conheça nossos cursos. Clique aqui!
Leia também: Qual a importância do inglês no mercado de trabalho?