
A vida da gente é sempre marcada por momentos decisivos. Um vestibular ou um concurso público, por exemplo, podem ser o começo de uma grande mudança, normalmente muito esperada. Por isso, a pressão por obter bons resultados em provas como estas geralmente é grande.
Em momentos assim, é comum sentir nervosismo ou ansiedade. Portanto, além de estudar para os testes, é muito importante manter o equilíbrio emocional para não colocar tudo a perder.
Preparamos este post considerando a necessidade dos estudos, mas sabendo que só isso não é suficiente. Nosso objetivo aqui é apresentar a você 5 segredos para alcançar o sucesso em testes de agora em diante.
Vencendo emoções para conquistar bons resultados em provas
O nervosismo e a ansiedade são os grandes vilões do bom desempenho em provas. Muitas vezes, o candidato até chega bem preparado para fazer o concurso ou o vestibular. No entanto, ao se ver diante das questões, é como se não se lembrasse de nada que estudou.
Entre as razões para esse nervosismo todo está o medo de não passar, além da cobrança pessoal. Mas, na hora do exame, é preciso afastar essas preocupações e manter o foco. Veja algumas dicas para manter a calma e alcançar bons resultados em provas:
1. Entenda que o medo é contagioso
É muito comum que as pessoas que prestarão um mesmo concurso ou vestibular se reúnam para trocar experiências. E não há nada de errado. Afinal, é importante estar em contato com outros candidatos com o mesmo objetivo.
No entanto, é preciso saber filtrar as informações que vêm desses grupos. Muitas vezes, o medo, o nervosismo e a ansiedade de algumas pessoas se espalham para as outras. Sendo assim, se você notar que os outros candidatos compartilham mais suas inseguranças que experiências construtivas, talvez seja melhor deixar o grupo.
Não permita que a ansiedade de outras pessoas que prestarão o exame atrapalhe o seu desempenho. Estude e encare o teste com confiança, independentemente das impressões que outros candidatos têm da prova.
2. Não se assuste com as perguntas
Muitos se desestabilizam durante a prova por não encontrarem a resposta correta para determinada pergunta. O desespero bate, principalmente, quando o candidato percebe que está perdendo muito tempo em uma questão.
Ao se ver diante de uma situação como esta, não se desespere. Nesses momentos, manter a calma é fundamental para não deixar que uma questão difícil tire sua concentração.
O ideal, portanto, é fazer a prova consciente de que questões assim podem aparecer. E, se isso acontecer, não perca muito tempo na pergunta que você não sabe. Anote o número da questão e passe para a próxima. Resolva todas aquelas que você tem mais facilidade e, somente no final, volte para responder as mais difíceis.
3. Mantenha o foco na prova
A concentração é a chave para conseguir bons resultados em provas. Por isso, é importante que você procure manter o foco antes e durante o exame.
Evite se desgastar no dia anterior à prova e não saia à noite. Vá dormir cedo para acordar bem disposto no dia seguinte. Durante o exame, procure se concentrar e deixar de lado qualquer preocupação externa.
Lembre-se de que você tem algumas horas para se dedicar somente ao teste. Portanto, aproveite esse tempo da melhor maneira possível. Evite distrações durante o exame e, se perceber que está perdendo o foco, pare e retome a concentração.
4. Faça pausas somente quando necessário
O nervosismo pode atrapalhar sua concentração durante a prova. Por isso, quando você se sentir nervoso, pare por um instante e respire fundo. Se possível, beba um pouco de água antes de voltar a responder as questões.
As pausas durante vestibulares e concursos são sim importantes para que o candidato obtenha bons resultados em provas. Mas o ideal é parar para beber água ou comer alguma coisa somente quando já tiver concluído boa parte do exame.
Além disso, vale ressaltar que esses intervalos não podem ser muito longos. Afinal, o tempo de prova é limitado e deve ser bem administrado para não deixar nenhuma questão em branco.
5. Tire o peso da cobrança
Se você está fazendo uma prova, certamente espera obter um bom resultado. Mas não precisa se culpar se não acertar todas as questões. Lembre-se que ainda é possível tirar uma boa nota, mesmo sem acertar tudo.
Procure aliviar a pressão que existe sobre essa situação e foque em fazer seu melhor. Tenha em mente que, se você se preparou, muito provavelmente se sairá bem, ainda que tenha dificuldades em algumas questões.
Seguindo essas dicas, as chances de você obter bons resultados em provas aumentarão bastante! Se você gostou deste artigo, pode encontrar outros textos interessantes na categoria Dicas e Curiosidades. Clique aqui para acessar!
Também pode conhecer mais sobre a Unigran EAD e o ensino a distância em nosso site oficial.