
O termo Inteligência Artificial (ou IA) sempre desperta muita curiosidade. Além de, nos lembrar de vários filmes de Hollywood que tratam dessa temática.
Porém, na vida real, a Inteligência Artificial, ou apenas IA, pode fazer muito mais que você pensa.
Mesmo que você não tenha percebido, ela está na sua vida e você provavelmente não conseguiria mais viver sem ela. Mas será que a Inteligência Artificial é perigosa? Ela vai roubar nossos empregos? Continue lendo e descubra 5 coisas que nunca te contaram sobre a IA!
1. A ideia da Inteligência Artificial existe desde a década de 1940
Isso mesmo, a Inteligência Artificial surgiu até mesmo antes dos computadores como conhecemos. Ainda na década de 1940, Alan Turing, considerado o pai da computação, sugeriu que as máquinas também poderiam pensar, assim como os seres humanos. Em 1950 ele escreveu um artigo sobre o tema em que se propunha a responder à pergunta “As máquinas podem pensar?”.
Porém, a ciência da Inteligência Artificial só foi criada oficialmente em 1956. Em um workshop realizado no Dartmouth College, nos Estados Unidos, os cientistas John McCarthy e Marvin Minsky deram início a esta nova era.
2. Inteligência Artificial não acontece como no cinema
Apesar de ter muitas aplicações, a IA ainda não é capaz de fazer coisas mostradas no cinema. Robôs completamente indistinguíveis dos seres humanos, como os famosos androides, bem como máquinas que se rebelam e causam uma revolução ainda estão longe de ser realidade.
Na maioria dos casos, as aplicações são limitadas e os robôs precisariam evoluir muito para conseguirem se passar por seres humanos.
3. As aplicações da IA já fazem parte da sua vida
Saindo da ficção, a Inteligência Artificial é uma realidade e faz sim parte da sua vida. Por exemplo, as recomendações de produtos feitas pela Amazon e o reconhecimento facial do Facebook só são possíveis graças à IA.
Se você usa a Siri no iPhone ou aceita as sugestões de busca do Google, também já viu a Inteligência Artificial em ação. Outras aplicações são menos óbvias e podem te surpreender. Veja algumas delas!
- Chatbots com inteligência artificial. Estes são softwares programados para manter conversações com seres humanos da maneira mais natural possível;
- Na indústria do entretenimento, jogos, vídeos e aplicativos de música já usam IA. Ela faz recomendações de acordo com suas preferências, por exemplo;
- Reconhecimento de voz e detecção de mentiras;
- Auxílio no diagnóstico de doenças.
Enfim, as aplicações não param de crescer e, em breve, a IA vai estar em todas as indústrias e áreas de negócio.
4. Stephen Hawking tinha receios sobre a Inteligência Artificial
Stephen Hawking, o gênio que deixou o mundo em março de 2018, fez ressalvas quanto ao futuro da Inteligência Artificial. Para ele, a tecnologia poderia representar grandes avanços se empregada com ética. Entretanto, poderia ser desastrosa se usada para de forma inconsequente.
Também nas palavras do cientista: “O crescimento da IA pode ser a pior ou melhor coisa que já aconteceu para a humanidade”.
5. Ela vai mudar radicalmente os empregos
Existe um receio muito grande de que a IA, os robôs e as máquinas tomem todos os empregos dos seres humanos. É verdade que algumas funções podem ser substituídas se puderem ser automatizadas. No entanto, a tecnologia também criará inúmeros novos postos de trabalho.
O crescimento da Inteligência Artificial já criou uma demanda por profissionais. Estes são habilitados em áreas como ciência da computação e análise de dados. As máquinas não vão nos substituir em tudo, mas nós definitivamente precisamos nos preparar para esse futuro.
Como disse o grande Stephen Hawking, a Inteligência Artificial pode se tornar uma grande aliada dos seres humanos, desde que usada com ética e responsabilidade. Cabe aos profissionais de tecnologia a tarefa de garantir que nenhuma aplicação da Inteligência Artificial represente perigo para os seres humanos.
Você gosta desse assunto? Não deixe de conferir os nossos outros posts sobre Inteligência Artificial!