
As notícias falsas divulgadas pela internet, conhecidas por fake news, vão muito além de uma brincadeira de mau gosto e falta de informação. Afinal, esses boatos podem prejudicar as pessoas e as empresas, gerando danos financeiros e morais.
Estas, muitas vezes são utilizadas para espalhar pânico na sociedade e para constranger pessoas. E para agravar a situação, as fake news também estão sendo usadas para aplicar golpes e para espalhar vírus em computadores.
Quer saber como conferir se a informação que você acessa pela internet é confiável? Então, confira as dicas que separamos para você!
Os benefícios da internet para divulgação de informação
Atualmente, é quase impossível viver sem acessar algum tipo de tecnologia, especialmente, a internet. Afinal, essa ferramenta pode facilitar a vida agregando muitos benefícios, como a execução de serviços bancários e o incremento das comunicações pessoais e corporativas.
Quem nunca recorreu à internet para obter informação sobre os mais variados temas? Afinal, com um simples clique podemos ficar por dentro das últimas notícias mundo afora ou então, saber tudo sobre todos os tipos de produtos e serviços, além fazer diversas pesquisas acadêmicas.
A internet também pode ajudar muitas pessoas que gostam de estudar e procuram uma oportunidade para incrementar os seus conhecimentos. Afinal, é possível e muito acessível recorrer a essa ferramenta para concretizar o sonho de fazer uma graduação ou especialização à distância.
O perigo das fake news
A circulação das notícias falsas, entretanto, está causando aborrecimentos e prejuízos, deixando muitas pessoas com receio de cair em armadilhas. Tentando minimizar esse problema, as próprias mídias sociais estão aperfeiçoando recursos contra a propagação das fake news.
Podemos citar, por exemplo, a mudança de algoritmo para enviar automaticamente as publicações suspeitas para checagem, criada pelo Facebook. Já o Google lançou um site para checagem da veracidade da notícia. E o WhatsApp colocou em teste uma ferramenta que avisa o usuário quando a notícia já circulou muitas vezes e que pode ser um boato.
Antes de acreditar em um conteúdo divulgado pela internet, portanto, é aconselhável tomar alguns cuidados a fim de confirmar a veracidade e a qualidade da publicação acessada. Separamos algumas dicas que podem ajudar nessa jornada. Confira!
Fique atento ao URL (endereço do site)
Sites de notícias falsas costumam imitar os endereços usados por jornais e revistas verdadeiros em seus endereços eletrônicos. Sendo assim, fique atento para identificar até mesmo as mínimas diferenças existentes nessas imitações.
Desconfie de manchetes sensacionalistas
Para a publicação das fake news, os autores costumam utilizar manchetes com expressões chocantes e apelativas, além de pontuação exagerada. Desconfie, portanto, quando a notícia usa esses artifícios para atrair a atenção dos leitores.
Observe a escrita, a formatação e as imagens do texto
Os textos divulgados pelos sites de notícia falsa costumam apresentar muitos erros ortográficos e formatação fora do padrão. Além disso, as imagens incorporadas muitas vezes são retiradas de outro texto, o que pode ser verificado pelo leitor com uma pesquisa sobre a foto.
Verifique se a informação foi divulgada por outros veículos de comunicação
Notícias verdadeiras e importantes costumam ser publicadas por vários canais de informação ao mesmo tempo. Sendo assim, se a notícia não foi divulgada por nenhum veículo de comunicação respeitado, desconfie.
Confira a qualidade e a seriedade dos conteúdos especializados
No caso de conteúdos acessados para fins de estudos e pesquisas acadêmicas, verifique as referências e confirme a autenticidade das fontes. Se houver citação de nomes totalmente desconhecidos e dados duvidosos, aprofunde a investigação sobre a seriedade e a qualidade da informação postada.
Atente para a data da publicação
Muitas vezes, notícias antigas que foram destaque são utilizadas para atrair visitantes e gerar lucros com as publicidades vinculadas no site. Dito isso, confira a data da publicação da notícia e se essa informação for omitida, existe uma grande chance de se tratar de notícia falsa.
Agora você já sabe como selecionar as informações que você acessa e recebe pela internet. Aproveite, então, para colocar as nossas dicas em prática em suas buscas virtuais. Assim, você terá a segurança de acessar sites sérios que além de facilitarem a sua vida, podem incrementar os seus conhecimentos e a sua formação pessoal e profissional.
Você gostou de ficar sabendo o que fazer para não cair nas armadilhas das fake news? Então, aproveite também para ler outros conteúdos sobre dicas e curiosidades que podem fazer as diferença em sua vida!