
O inverno carrega uma legião de fãs e traz consigo uma dose a mais de energia, livrando-os dos incômodos causados pelas altas temperaturas. Mas o fato é que, mesmo para aqueles que definem o frio como sinônimo de preguiça, existem dicas que garantam um inverno mais saudável para ambos.
Mantenha-se hidratado
Indispensável em qualquer época do ano! Com a queda de temperatura, é comum que esqueçamos de ingerir água na quantidade ideal. Mas, lembre-se de que a água é indispensável para a manutenção de todo sistema do corpo humano, seja no frio ou no calor.
A falta de líquidos pode prejudicar o funcionamento do organismo e trazer consequências indesejadas, por isso é importante encontrar maneiras para não se esquecer de beber água em qualquer ocasião.
Se você tem uma rotina corrida e não se lembra de beber água em meio a reuniões, tarefas e atividades. Tente manter a garrafinha na sua mesa e, se for necessário, coloque um lembrete. Pode parecer um ato exagerado, mas manter-se hidratado deve ser sua prioridade, mesmo no inverno!
Pratique atividades físicas regularmente
Sabemos que, principalmente no inverno, a cama é o lugar mais aconchegante e confortável do mundo.
Contudo, praticar atividades físicas é lutar contra o convite para o sedentarismo que a cama e as cobertas exalam nessa época do ano.
Além disso, você se sentirá muito melhor, mais disposto e ainda espantará aquele frio para longe, já que seu corpo estará em movimento. E nem precisamos falar sobre os benefícios à saúde e à autoestima, não é?
Dê uma chance aos alimentos termogênicos
Uma dica de ouro são os alimentos termogênicos! Itens poderosos e que também estão relacionados com a manutenção da sua saúde e bem estar.
Mas calma aí! Se você não sabe o que são alimentos termogênicos, vamos trazer alguns exemplos: Canela, gengibre e pimenta.

Esses alimentos possuem substâncias que proporcionam melhor circulação sanguínea, auxiliam no fortalecimento da imunidade, estimulam a digestão e ainda aumentam o metabolismo do corpo.
Esses alimentos são grandes aliados no inverno e atuam de forma distinta na produção de calor dentro das células.
Sabe aquela sensação de que você está “quente por dentro” depois de tomar um leite com canela? Sentir-se assim faz parte dos benefícios dos alimentos termogênicos.
Cuide bem da sua pele
Garantir uma boa alimentação e praticar exercícios é bom, mas a pele também precisa de cuidados ainda mais reforçados no inverno!
Reserve um tempo para se hidratar, uma vez que essas baixas temperaturas tendem a ressecar a pele e até mesmo os lábios.

Para evitar essa situação, conte com a ajuda diária de cremes e loções, que repõem a hidratação das superfícies e criam uma barreira protetora contra o frio.
Leia também: A importância dos cuidados com a pele
Mantenha os ambientes arejados
Com a chegada do inverno passamos mais tempo em ambientes fechados, mas devemos tomar alguns cuidados com esse hábito. Por mais que seja mais confortável ficar dentro de um lugar quentinho, os ambientes fechados demais apresentam riscos para a saúde, pois facilitam a propagação de vírus e bactérias.
Por isso, não deixe de abrir portas e janelas diariamente para possibilitar a circulação do ar entre os ambientes e, sempre que possível, dedique um tempo para relaxar ao ar livre e aproveitar para ser aquecido por aquele solzinho gostoso!
Anotou todas as dicas? Agora é só desfrutar dessa época do ano e, aos que não são tão fãs assim do frio, torcer para que as temperaturas subam logo.