Como voltar a estudar depois de anos parado? | Blog Unigran Net

Terminar a escola e tirar aquele “ano sabático” ou terminar a graduação e dar aquela descansada dos estudos. É algo muito comum e super válido! O problema é quando essas pessoas, que decidiram desacelerar, querem voltar a estudar depois de anos parados. Como voltar a essa rotina?

Acompanhe as dicas que preparamos para te ajudar a lidar com essa situação!

A educação como processo contínuo

Antes de dar as dicas práticas de como se adaptar a essa rotina, é interessante falar sobre a visão da educação como um processo contínuo. 

Atualmente, até mesmo terminar uma graduação não garante que a pessoa será qualificada e dominará determinada área para o resto de sua vida. Isso porque o mercado está mudando constantemente. 

As novas tecnologias trazem ferramentas, estratégias e novos formatos de trabalho com muita velocidade. Assim, é impossível ser um profissional completo em um segmento sem acompanhar essas mudanças e se adaptar a elas. 

A educação como processo contínuo vem então para que os profissionais caminhem junto com o mercado, ampliando seu conhecimento em sua própria área e, até mesmo, se especializando em novos segmentos que juntos ao seu principal, se tornam ainda mais potentes. 

Qual o primeiro passo para voltar a estudar? 

Independente se esse será seu primeiro investimento na vida acadêmica ou se você busca especialização em alguma área, se você está nessa postagem, o primeiro passo já foi dado! Mesmo com dúvidas, tomar essa decisão já é o começo! 

Escolha o que estudar:

Parece óbvio, mas escolher o que estudar é o pilar que irá te manter motivado durante a jornada ou que irá causar o efeito totalmente oposto! 

Ter o cuidado de olhar para si mesmo e avaliar o que você gosta, o que sempre quis aprender e até mesmo o que você não tem aptidão nenhuma, é essencial! 

Se você é uma pessoa totalmente voltada para o universo das exatas e sempre se identificou melhor nessa área, não busque direcionar esse novo estudo a um curso que é totalmente de humanas. 

Ainda que algum amigo vá dar esse passo com você, evite ir pela companhia ou pela escolha que esse amigo tomou. É incrível ter alguém caminhando ao seu lado. Mas se torna muito mais prazeroso quando você está caminhando por algo que realmente gosta e não apenas algo que escolheu para ter uma companhia. 

Inclusive, você e seu amigo podem fazer cursos totalmente diferentes e ainda assim se apoiar nessa retomada aos estudos! 

Seja realista e não tente “abraçar o mundo”:

Por se tratar de uma nova rotina após um tempo parado, não tem como se cobrar demais e tentar fazer tudo com 100% de perfeição. 


Seja realista com você mesmo, com a sua rotina e em como o estudo pode se encaixar no seu dia sem que você se sinta prejudicado por essa decisão. 

Ter essa visão e estipular esse limite fará com que você tenha um melhor desempenho nesse estudo e te manterá motivado a ir até o final! 

Leia também: Como criar um cronograma de estudos realista

EAD como aliado a essa decisão:

Quando você decide voltar a estudar depois de anos parado, é essencial contar com aliados que serão facilitadores desse processo. 

Pensando nisso, não tem como não falar dos benefícios do EAD para quem quer investir em educação. 

Estudar a distância permite com que você concilie a sua rotina atual com os estudos sem perder a qualidade de ensino ou até mesmo o valor do seu diploma. Além de, claro, poupar o tempo de se locomover até uma instituição em um horário fixo diariamente. 

Na Unigran EAD, por exemplo, não há um horário estipulado para ver as aulas, é possível assistir onde e quando quiser, basta ter conexão com a internet. E você ainda cursa apenas uma disciplina por mês, assim, obtém um melhor aproveitamento daquela matéria e consegue evitar problemas como acúmulo de conteúdo.

Sabemos que retomar os estudos depois de um tempo parado é um desafio complicado. Mas coloque seus olhos no futuro e nos frutos que essa decisão te dará, assim você terá um propósito para dar esse passo! 

Leia também: Vale a pena investir em uma graduação depois dos 40?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas