
Uma data que ano após ano é referência de amor, gratidão e que aquece nossos corações. O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, foi criado não apenas para promover a famosa troca de presentes, mas também para trazer outros sentimentos à tona. Acompanhe o artigo para entender a verdadeira origem por trás dessa data.
Como surgiu o Dia das Mães como conhecemos hoje?
Se você está por dentro de todas as curiosidades, essa pergunta já deve ter passado pela sua cabeça.
A verdade é que a história mais antiga do Dia das Mães era na verdade um festival anual de primavera. Os gregos dedicavam esse momento a Rhea, esposa de Cronus e mães de muitos orixás da mitologia grega.
Com o passar dos anos, os romanos também começaram a fazer uma festa de primavera chamada Hilária, dedicada a Cibele, a deusa-mãe. Durante essa celebração havia um momento de oferendas no templo, além de desfiles, jogos e mascaradas por três dias.
A data continuou sendo celebrada durante o Império Romano, sendo depois cristianizada. Com isso, a festa já passou a ser feita no quarto domingo de Quaresma em homenagem à Virgem Maria e a intitulada Igreja-Mãe.
Dia das Mães no Reino Unido: Mothering Sunday
Se você quer mais detalhes e precisão na história do que hoje conhecemos e celebramos como Dia das Mães, vamos voltar um pouquinho para 1600.
Lá na Inglaterra, o que já era celebrado no quarto domingo de Quaresma passou a ser chamado de “Mothering Sunday” e trouxe uma expressão que usamos até os dias de hoje: domingo das Mães.
Nessa altura da história, os trabalhadores ingleses passaram a ter folga neste mesmo dia e, essa folga, era utilizada para assistir a alguma homenagem, prestar serviços especiais nas igrejas ou passar junto com a família.
No caso da celebração na igreja, depois de um momento de oração para honrar a Virgem Maria. Tradicionalmente as crianças levavam presentes para entregar a suas mães e um bolo de frutas especial.
O costume de celebrar “Mothering Sunday” foi interrompido por volta do século 19. Contudo, a data voltou aos calendários após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos trouxeram o costume e empresas comerciais começaram a usar a data como gatilho de venda.
Leia também: O que o Dia das Mães representa para a Economia?
O dia das mães no Brasil:
A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil.
Não é totalmente comprovado, mas dizem que a primeira celebração no país aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e foi promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.
Apenas em 1930 o Dia das Mães foi oficializado no Brasil, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932.
Com esse documento, foi determinado o segundo domingo de maio como o momento de celebrar as virtudes desse doce amor materno.